Nassif, recomendo a leitura e a audição da fala do Lula na Plenária do Conselho de Economia Solidária, realizada ontem, dia 17 de novembro.
É impressionante a capacidade de explicar conceitos, citar números e valorizar o trabalho de uma equipe e de um movimento social que lutam pela economia solidária no Brasil. A Economia Solidária no Brasil é um exemplo para o planeta.
O Lula arrebenta no seu discurso, especialmente quando fala de improviso. Há um momento, bem percebido no áudio, onde ele resolve abandonar o texto preparado e parte para uma fala livre, de improviso.
Lula dá uma aula de economia solidária, de política pública e de valorização de quadros de governo e da sociedade civil.
Esse cara é o cara.
Abraços, Gustavo Cherubine.
“Independentemente da divulgação ou não, as coisas estão chegando nas pessoas. E quando as coisas estão chegando nas pessoas, não adianta você dizer mais do que é do que as pessoas sabem exatamente o que seja; não adianta você dizer menos do que as pessoas sabem exatamente o que seja; não adianta você não dizer nada por que as pessoas sabem o que está chegando.”01m29s
"...é o seguinte...eu tinha que ler isso aqui (o discurso - NI) por que isso aqui tá parecendo um relatório que o secretário geral do comitê do partido comunista de qualquer país faria antes de um encontro como esse, é uma espécie de prestação de contas...” 10m35s
“A cooperativa, ela não pode nascer de cima para baixo. Ela não nasce por decreto, ela não nasce por lei. A cooperativa é um estágio da evolução do conhecimento da espécie humana, no seu aprendizado da convivência coletiva, das decisões coletivas, e de repartição dos ganhos e dos prejuízos. Ou seja, leva um tempo para que um ser humano aprenda a viver em comunidade, e muito mais tempo ele leva para aprender a trabalhar de forma solidária, aprender a dar, ao invés de querer receber, saber esperar o tempo de plantar e o tempo de colher.”13m37s
Presidente Lula, Plenária do Conselho Nacional de Economia Solidária, 17/11/10.
http://www.brasilautogestionario.org/2010/11/17/blog-do-planalto-economi...
Lula: “Economia solidária brasileira é exemplo para o mundo”
by luciouberdan on 17/11/2010 • 0 comments in Economia Solidária
"O Brasil agora tem o primeiro Sistema de Comércio Justo e Solidário do mundo reconhecido e fomentado pelo Estado..."
http://www.imprensa.planalto.gov.br/imagens/Fotografia_imagens/foto_gran...
LULA no Conselho Nacional de Economia Solidária - clique p/ampliar (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O Brasil agora tem o primeiro Sistema de Comércio Justo e Solidário do mundo reconhecido e fomentado pelo Estado, graças ao decreto assinado pelo presidente Lula durante a reunião plenária do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES), realizada nesta quarta-feira (17/11) em Brasília (DF). Com ele será possível consolidar e ampliar as políticas públicas para o setor e tornar perenes as conquistas dos trabalhadores brasileiros, disse o presidente durante o seu discurso na solenidade. Na oportunidade, também foi assinado decreto instituindo o Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas.
O Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário é um conjunto de parâmetros a serem seguidos na execução de políticas públicas voltadas à geração de trabalho e renda por meio de ações de promoção da economia solidária e do comércio justo. Entre seus objetivos estão: apoiar processos de educação para o consumo com vistas à adoção de hábitos sustentáveis e à organização dos consumidores para a compra dos produtos e serviços do comércio justo e solidário; fortalecer uma identidade nacional de comércio justo e solidário, por meio da difusão do seu conceito e do exercício das práticas que lhe são inerentes; e favorecer a prática do preço justo para quem produz, comercializa e consome.
A economia solidária, afirma o presidente, é uma alternativa para a geração de emprego e renda, além de importante saída para incentivar o País a adotar hábitos sustentáveis de comércio, que seja justo e solidário. O Brasil já é referência mundial no assunto desde 2003, quando foi criada a Secretaria Nacional de Economia Solidária. E a ação só se tornou bem sucedida, afirmou Lula, porque o governo instituiu um diálogo permanente com a sociedade civil para construir as políticas públicas necessárias.
Valeu a pena todo o esforço realizado por este governo para fortalecer a economia solidária no Brasil. Mas é preciso reconhecer que ainda há muito a ser feito. A atuação desse Conselho Nacional de Economia Solidária e a realização periódica das Conferências Nacionais certamente vão continuar garantindo as condições para que trabalhadores e trabalhadoras do País possam construir uma rede de economia solidária cada vez mais sólida e sustentável.
Lula explicou, ainda, que a grande aceitação de seu governo por parte dos brasileiros se deu por iniciativas como essa, que beneficiam diretamente a população, e pela relação de honestidade que estabelecida com a sociedade desde o início do governo. Aos trabalhadores do comércio solidário, Lula agradeceu a crença em seu governo e pediu para que continuem acreditando, pois, segundo ele, a presidente eleita, Dilma Rousseff, “fará mais e melhor” a partir de janeiro de 2011.
Na hora em que a gente estabelece essa relação verdadeira, em que eu olho nos olhos de vocês e vejo que vocês não estão mentindo para mim e vocês olham em meus olhos e veem que eu não estou mentindo para vocês, está consolidada a coisa mais perfeita de nossa passagem pela Terra, que é a confiança entre os seres humanos. Porque no fundo, no fundo, só vale a pena ser presidente da República se as pessoas que te elegeram confiarem em você.
Íntegra do discurso do presidente (clique para escutar): Lula no Conselho Nacional de Economia Solidária
Fonte: Blog do Planalto.
http://www.youtube.com/watch?v=Q911cvklyEY
Lula: “Economia solidária brasileira é exemplo para o mundo”
inHeadlines | 17 de novembro de 2010
Em discurso durante reunião plenária do Conselho Nacional de Economia Solidária, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a participação da presidente eleita Dilma Rousseff no tradicional evento de final de ano com catadores de papel em São Paulo é importante para ela entrender como acontece o que Lula classificou como "milagre da crença do povo".
inHeadlines | 17 de novembro de 2010
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;