do BBC BRASIL
presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira a lei que define novas regras para a exploração de petróleo na camada do pré-sal e vetou a proposta de divisão dos royalties entre todos os estados e municípios brasileiros, aprovada pelo Congresso no dia 1º.
presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira a lei que define novas regras para a exploração de petróleo na camada do pré-sal e vetou a proposta de divisão dos royalties entre todos os estados e municípios brasileiros, aprovada pelo Congresso no dia 1º.
O presidente já havia anunciado que não aprovaria esse modelo e que iria reenviar aos deputados a medida provisória original sobre o tema, segundo a qual haverá redistribuição dos royalties apenas para campos do pré-sal ainda não licitados. Para ele, o pré-sal tem recursos suficientes para beneficiar os Estados produtores.
A proposta de Lula garante uma parcela maior de recursos aos estados produtores de petróleo, como Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ele já havia fechado um acordo nesse sentido com os governos carioca e capixaba em 2009.
A medida vetada previa a partilha dos royalties conforme os percentuais do Fundo de Participação dos Estados e dos Municípios e caberia à União compensar os estados produtores pelas perdas com a divisão.
“O que estamos sancionando é o maior avanço industrializante já experimentado na história brasileira, com lastro suficiente para elevar, e muito, o patamar do parque produtivo nacional no século XXI”, afirmou Lula.
Aprovação em 2011
O projeto de lei encaminhado ao Congresso deve ser aprovado no ano que vem, segundo o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmerman.
“Isso (a aprovação) é do maior interesse da sociedade brasileira. Tenho certeza de que o Congresso brasileiro vai achar uma forma de agilizar para que a gente possa fazer as rodadas (de licitação de blocos do pré-sal no novo modelo de partilha) necessárias.”
O presidente também sancionou o projeto de lei que cria o Fundo Social, que destina verbas do pré-sal a setores sociais.
“Não haveria outra forma de fazê-lo [benefício social] de maneira consistente e duradoura que não fosse essa. A sociedade não admite mais antagonismo entre riqueza e injustiça social”, afirmou Lula.
Também foi vetado pelo presidente um artigo segundo o qual seria obrigatório destinar 50% dos recursos arrecadados com o pré-sal fossem para a educação.
Com isso, uma comissão definirá qual o percentual do Fundo Social que deverá ser repassado para cada área: educação, esporte, meio ambiente, ciência e tecnologia e combate à pobreza.
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;