do LUIS NASSIF ONLINE
Por ercamargo
Deixa-me entender...
Há a sombra de uma crise cambial causada pela desvalorização do dolar provocada pela ação do governo americano. Por causa dessa pressão, o real se valorizou tanto que a importação ficou fácil e a exportação complicada. Como a taxa selic já era maior do que 10% e o juros lá fora estão quase negativos, o dolar estava inundando o mercado brasileiro pressionando mais ainda o real para cima e o dolar para baixo, dificultando mais ainda a exportação e facilitando mais ainda a importação.
Com as chuvas os alimentos ficaram mais caros, com as compras de natal o comércio manteve os preços elevados... daí o novo governo assume e promete cortes de gastos.. os mesmo cortes que todo ano são propostos para adequar a ficção do orçamento aprovado pelo congresso... então o BC aumenta os juros... meio ponto percentual e faz o 10.75 ir para 11.25... ou seja o que era alto continuou alto mas nem tão mais alto do que já era alto... que fará o governo tirar bilhões de reais de um orçamento que já previa cortes, mas que não mudará nada na taxa real dos bancos que são muito maiores do que esses 10 ou 11%, portanto inócuo para reprimir um consumo que por ser janeiro mês de IPTU e IPVA e de liquidações terá uma história queda na no consumo que vai refletir na queda da taxa da inflação, mas que esse 0.5% de juros é mais do que o BC japonês paga em 5 anos, atraindo mais dolares que forçarão o real mais ainda para cima e o dolar mais ainda para baixo, prejudicando a exportação e facilitando a importação além de forçar o BC a comprar mais dólares do mercado retirando mais recursos do tesouro que já tinha cortes sem que isso mude nada na taxa de inflação que foi efeito das chuvas e das festas de natal?
acho que não entendi nada.
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;