A cidade do Rio de Janeiro já conta com um sistema de aluguel de bicicletas, o Pedala Rio, e agora quer alugar carros elétricos também. Como diz o prefeito, Eduardo Paes, carros elétricos são “mais econômicos e menos danosos ao meio ambiente”. Só que eles ainda são novidade nos EUA e Europa, e ainda mais no Brasil.
Como eles serão implementados por aqui?
Isso cabe à iniciativa privada. E eles estão interessados: Paes diz já ter sido procurado por três empresas que queriam implementar o sistema no Rio. As empresas interessadas terão 30 dias para manifestar interesse, e até seis meses para apresentar seus projetos. A convocação pública foi anunciada hoje no Diário Oficial.
E o problema da insegurança? Bem, o sistema ainda está em fase embrionária – as empresas nem apresentaram seus projetos ainda – então é cedo para já discutir soluções. Mas um projeto semelhante, de aluguel de bicicletas, funciona no Rio ainda hoje: o Pedala Rio foi lançado em 2009, mas chegou a ser suspenso depois que 56 bicicletas sumiram em apenas duas semanas. Hoje, ele funciona com 60 bicicletas em 19 estações da zona sul do Rio, região mais segura – e mais turística – da cidade.
A grande questão do projeto, para nós, está nos carros elétricos em si: eles custam caro, existem poucos modelos disponíveis no mercado, e requerem estações de recarga espalhadas pela cidade. Como eles vão conseguir equacionar tudo isto? De novo, ainda é cedo para afirmar. Como esta ideia foi inspirada num sistema semelhante em Paris, a ser inaugurado no final do ano, poderemos aprender com a experiência francesa.
Por enquanto, o que podemos fazer é torcer para que esta ideia dê certo no Brasil também. Ficaremos de olho em futuras novidades. [Estadão]
Imagem por Bardak/Wikimedia
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;