do BLOG DO MIRO
Por Altamiro Borges

Os protestos agitaram a Itália nesta terça-feira (6). Segundo relatos das agências de notícias, milhares de trabalhadores foram às ruas das principais cidades para rechaçar o plano de austeridade do governo de Silvio Berlusconi, apresentado em 12 de agosto. A Confederação Geral Italiana do Trabalho (Cgil), a maior central sindical do país, convocou greve geral contra o aperto fiscal.


Um país à beira do abismo

A Itália, sob o desastroso comando dos neoliberais, afunda na crise capitalista que abala a Europa. Berlusconi, o fascistóide que controla a maior parte da mídia italiana, decidiu jogar o ônus da crise nas costas dos trabalhadores. Seu pacote de “austeridade”, que agora está em análise no parlamento, congela salários, demite servidores públicos e mantém intacto o lucro dos capitalistas.

“É um plano que este país não merece. Estamos à beira do abismo e precisamos de um governo responsável”, afirma a secretária-geral da Cgil, Susanna Camusso. A greve geral, porém, não teve a adesão do conjunto do sindicalismo. Mesmo assim, vôos foram cancelados e trens, metrôs e ônibus operaram com restrições. Pontos turísticos, como o Coliseu de Roma, foram fechados.

“Vou embora desse país de merda”

Desde meados do ano, a Itália assiste uma crescente onda de protesto, que abala ainda mais a frágil popularidade de Berlusconi. O primeiro-ministro bravateiro está envolvido em inúmeros escândalos de corrupção e nas constantes orgias sexuais, inclusive com menores de idade. Seus dias no governo parecem que estão contatos e o próprio já manifesta certo desespero. Ele teme a cadeia!

“Dentro de alguns meses vou embora deste país de merda, que me causa náusea”, disse Berlusconi numa conversa de 15 minutos com seu amigo Valter Lavitola, diretor e editor do jornal Avanti. O bate-papo entre os dois barões da mídia foi grampeado com a autorização da Procuradoria de Nápoles, que investiga as suas sujeiras. Realmente, a Itália não merece esse “merda”.

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads