do BRASIL 247

Putin acusa EUA de matarem Kadafi  
Foto: Divulgação

Primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, acusa governo de Barack Obama de participar da ação que resultou na morte do ditador líbio; Pentágono reage e afirma que suposições são "ridículas"; é a nova guerra fria?

Por Agência Estado
O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, implicou nesta quinta-feira o governo dos Estados Unidos no assassinato do governante líbio Muamar Kadafi, ao mesmo tempo em que lançou um ataque verbal contra o senador republicano John McCain, um dos seus maiores desafetos políticos.
Questionado sobre um comentário de McCain a respeito da Rússia, de que o país poderá enfrentar uma revolta no estilo da "Primavera Árabe", por causa das acusações de fraudes nas eleições parlamentares de 4 de dezembro, Putin disse, lembrando o apoio de McCain à campanha contra Muamar Kadafi: "John McCain lutou na Guerra do Vietnã. Eu penso que ele tem bastante sangue de cidadãos pacíficos nas mãos. Deve ser impossível para ele viver sem essas cenas terríveis", disse Putin, em referência à morte de Kadafi. "Quem fez isso?" perguntou Putin. "Drones, incluídos norte-americanos".
"Eles atacaram a coluna de Kadafi. Então, as forças especiais, usando sua poderosa comunicação, levaram ao local os chamados insurgentes e mataram o líbio sem tribunal nem investigação", disse Putin, em declarações reproduzidas pela agência France Presse (AFP).
O Pentágono imediatamente disse que as acusações são "ridículas".
"A assertiva de que forças especiais norte-americanas estiveram envolvidas na morte do coronel Kadafi são ridículas", disse o capitão John Kirby, porta-voz do Pentágono, à margem da visita do secretário de Defesa, Leon Panetta, ao Iraque.
"Nenhum norte-americano botou os pés na Líbia durante as operações. Todo nosso apoio foi feito por via aérea e naval", disse Kirby.
Na semana passada, Putin culpou a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, de provocar manifestações em Moscou e nas cidades russas ao colocar em dúvida a legitimidade das eleições. Antes, ele já havia acusado o Departamento de Estado americano de tentar desestabilizar a Rússia, ao supostamente financiar a oposição.

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads