Diário Digital


O co-fundador da Google Sergey Brin afirmou que a liberdade na Internet está em risco devido a factores como o aumento do controlo do acesso à rede por parte dos governos ou a emergência de empresas como o Facebook e a Apple.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Brin afirmou que o aumento das acções governamentais para controlar o acesso e a comunicação dos seus cidadãos surge contra o carácter aberto e de acesso universal da Internet.

Paralelamente, o profissional acredita que a ascensão de empresas como o Facebook e Apple é «um dos factores mais preocupantes», já que cada uma tem as suas próprias plataformas e controlam o acesso dos seus utilizadores.

«Há muito a perder», considerou. «Por exemplo, todas as informações dentro de aplicações não podem ser procuradas. O dado não é indexado no motor de busca», explicou.

Por outro lado, as grandes empresas de entretenimento também desempenham um papel no encarceramento da Net: As suas acções contra a pirataria ameaçam o princípio de «abertura» da rede.

«Estas são forças que se colocaram contra a internet aberta por todos os lados e em todo o mundo», referiu Brin. «Estou mais preocupado do que já estive. É realmente assustador», alertou.

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads