Blog do Esmael




A ausência de partidos políticos e entidades de classe nos protestos tem sido a causa de vandalismos; a quem interessa o caos? Um doce para quem respondeu “à velha mídia golpista”; o objetivo é desestabilizar a presidenta Dilma vendendo ideia de desgoverno, insegurança, fraqueza perante o Brasil e o mundo.
Tenho para mim que a velha mídia tem culpa nessas ilhas de violência durante os protestos em todo o país. São poucos os que praticam atos de vandalismo, mas o Partido da Imprensa Golpista (PiG) faz questão de valorizar as imagens para desgastar o governo da presidenta Dilma Rousseff em todo o mundo.
A estratégia da velha mídia é aproveitar a visibilidade mundial do Brasil, por causa das Copas das Confederações e do Mundo, para tirar alguns potinhos da petista nas pesquisas de opinião. Afinal, 2014 vem aí…
Os barões da mídia utilizam o discurso de que os partidos políticos não são bem-vindos nas “manifestações do fim do mundo”. Eu já havia falado sobre isso na terça-feira 18 (clique aqui para relembrar).
Em Brasília, nesta quinta, também sobrou para a Globo "Suja".
Em Brasília, nesta quinta, também sobrou para a Globo “Suja”.
Esses protestos começaram exigindo redução na tarifa de ônibus, mas o PiG foi inserindo algumas de suas bandeiras como “Fora Dilma”, “Fora Renan”, contra a PEC 37, etc. Ficaram desfigurados, sem direção, o caos.
A despolitização do movimento e a consequente negação das legendas partidárias, além de perniciosas, fazem muito mal à democracia. Eu diria mais: constitui-se num evidente flerte com o fascismo.
O senso comum contra os políticos deixam esses movimentos, originados nas redes sociais, como se fossem verdadeiras baratas tontas. Uma parte defende algumas bandeiras; uma segunda parte tem outras bandeiras bem diferentes.
Não há unidade nem pauta específica justamente por causa do discurso pró-despolitização, da velha mídia, que foi assimilado pela desavisada massa. A própria mídia disputa a direção política desse mar de gente que sai às ruas. Ela vende bem a ideia de desgoverno. Vários estão comprando essa tese.
Os partidos políticos existem justamente para mediar os interesses da sociedade. Cada qual representa um pedaço dela, suas angústias e contradições. A ausência dessas agremiações nos remete às organizações tribais, onde os conflitos se resolvem a flechas – não no debate de ideias.
Os recentes acontecimentos ensejam ainda mais a necessidade de regulação já da mídia no país. Antes que seja tarde.

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads