Opera Mundi
Dramaturgo decidiu terminar contrato de locação; casa recebe cerca de 200 mil espectadores ao ano
A companhia Berliner Ensemble, fundada em janeiro de 1949 pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht e sua mulher, a atriz e diretora Helene Weigel, é um marco da história do país e sua imponente casa se tornou um ponto turístico na área próxima à chamada ilha dos museus de Berlim, em frente ao rio Spree. Mas seus dias de referência cultural na capital alemã podem estar contados.
O dramaturgo Rolf Hochhuth, 82 anos, membro da Fundação Ilse Holzapfel, proprietária do imóvel desde 1992, decidiu terminar o contrato de locação do espaço sob a alegação de que o atual diretor do Berliner Ensemble, Claus Peymann, descumpriu determinações acordadas entre as partes.
Uma delas era a encenação anual da peça “Der Stellvertreter”, ou “O Substituto”, sobre a inércia do papa Pio 12 frente à deportação de judeus durante a Segunda Guerra, de autoria do próprio Hochhuth. Ela deveria ter sido montada entre os dias 16 e 18 de outubro de 2012 no palco do teatro para marcar o extermínio de judeus berlinenses.
O teatro recebe custeio estatal de 15,4 milhões de euros anuais, amealha cerca de 200 mil espectadores ao ano e é considerado uma das casas de espetáculo mais importantes de Berlim, ao lado do Deutsches Theater, do Volksbühne e da Deutsche Oper.
São comuns montagens das peças de Brecht - a "Ópera dos Três Vinténs" estreou na casa em 1928, assim como "Mãe Coragem", em 1949 - e do escritor russo Anton Chekov, em especial "O Jardim das Cerejeiras". O programa conta também com obras de William Shakespeare e de Friedrich Schiller. Todas as peças são em alemão. Os ingressos custam a partir de 6 euros (cerca de R$ 15).
A disputa pelo uso do teatro vai para a justiça alemã. Segundo o advogado da companhia, Peter Raue, Hochhuth não tem o direito de dizer qual peça deve ser encenada pelo Berliner Ensemble. O caso também está sob análise na prefeitura de Berlim.
Dramaturgo decidiu terminar contrato de locação; casa recebe cerca de 200 mil espectadores ao ano
Divulgação/Berliner Ensemble
Imagem inetrna do teatro que recebe mais de 15 milhões de euros de ajuda estatal por ano
O dramaturgo Rolf Hochhuth, 82 anos, membro da Fundação Ilse Holzapfel, proprietária do imóvel desde 1992, decidiu terminar o contrato de locação do espaço sob a alegação de que o atual diretor do Berliner Ensemble, Claus Peymann, descumpriu determinações acordadas entre as partes.
Divulgação/Berliner Ensemble
Fachada do prédio do treatro; fechamento deve ser discutido pela justiça alemã
O teatro recebe custeio estatal de 15,4 milhões de euros anuais, amealha cerca de 200 mil espectadores ao ano e é considerado uma das casas de espetáculo mais importantes de Berlim, ao lado do Deutsches Theater, do Volksbühne e da Deutsche Oper.
São comuns montagens das peças de Brecht - a "Ópera dos Três Vinténs" estreou na casa em 1928, assim como "Mãe Coragem", em 1949 - e do escritor russo Anton Chekov, em especial "O Jardim das Cerejeiras". O programa conta também com obras de William Shakespeare e de Friedrich Schiller. Todas as peças são em alemão. Os ingressos custam a partir de 6 euros (cerca de R$ 15).
A disputa pelo uso do teatro vai para a justiça alemã. Segundo o advogado da companhia, Peter Raue, Hochhuth não tem o direito de dizer qual peça deve ser encenada pelo Berliner Ensemble. O caso também está sob análise na prefeitura de Berlim.

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;