TUDO EM CIMA

- por Marco Antonio Araújo, em seu blog

Vendo a passeata dos médicos nesta quarta (3), na avenida Paulista, finalmente entendi, em toda a sua magnitude, o verdadeiro significado da expressão “elite branca”. São eles. Não por acaso, enquanto a manifestação dos doutores seguia em direção ao bairro do Paraíso, na outra pista, um grupo de sem-teto se dirigia à Consolação. É assim que se divide o País, não é mesmo?

Nem tocaria no assunto, já esmiuçado neste blog. Que venham os cubanos, os soviéticos, os portugueses e espanhóis! O Brasil profundo precisa de médicos em seus rincões, onde nenhum pediatra jamais esteve. Essa xenofobia que demoniza a contratação de médicos estrangeiros é uma brutalidade. Mancha de sangue inocente os jalecos daqueles que deveriam estar mais preocupados em salvar vidas. Mas eles preferem zelar por interesses corporativos amparados em um discurso ideológico que deveria estar internado há tempos.

Mas volto ao assunto diante de desfaçatez com que foi organizada a “marcha à ré” da categoria (ou falta de). Pois não é que o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) ofereceu táxi gratuito e pagamento de hora extra para que seus funcionários e simpatizantes fossem à manifestação? Que vergonha, que vergonha.

Portanto, entre os manifestantes, lá estavam empregados de setores administrativos usando os outrora imaculados aventais. Uma fraude. Os anarquistas remunerados sorriam para as entusiasmadas câmeras da rede Globo (que cobriu com fervor o protesto contra o governo Dilma).

Para completar a festa da democracia subsidiada, lá estavam cartazes grosseiros e palavras de ordem mal educadas, inclusive com piadinhas sobre o dedo amputado do ex-presidente Lula. Médicos ironizando um defeito físico, vejam só. E ninguém reclamou que a pequena junta médica (duas mil pessoas?) afetou o atendimento nos hospitais da região e impediu a circulação de ambulâncias.

É assim mesmo que funciona: todos têm o direito à livre manifestação. Inclusive de ideias que só sobrevivem com a ajuda de “aparelhos”. Precisamos cuidar da saúde da democracia.

4 Comentários

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

  1. Acho que você não entendeu o real motivo da manifestação. Não somos contra a vinda de médicos. Somos contra a vinda de médicos de outros países que não sejam submetidos a prova do Revalida, que já existe, já é aplicada, porém o Governo quer trazê-los sem serem submetidos a esta prova. Que garantia teremos de que se trata de profissionais de fato preparados para atuarem?

    ResponderExcluir
  2. Poi é Markus, que garantia teremos de que vocês não vão manipular as provas, dificultando a vinda desses profissionais (quantas vezes isso aconteceu, não é mesmo?), que estão vindo pra o que "der é vier", populações inteiras estão esperando por um mínimo de ajuda, e se vocês reclamam das condições de trabalho...conheci um cardiologista que quase nunca ia ao trabalho, assinava seu ponto mensalmente, e a direção era conivente, pois todos faziam o mesmo...o corporativismo não permite que vocês se denunciem, não é mesmo?...arrume a sua casa primeiro, doutor (doutor é quem fez doutorado)!!!

    ResponderExcluir
  3. E que garantia nós temos que os médicos que nos atendem hoje estão preparados para atuar?

    ResponderExcluir
  4. Não haverá manipulação da prova porque ela é aplicada pelo Ministério da Educação!
    O Revalida (exame de revalidação) foi criado e é aplicado pleo governo federal e não pelas instituições médicas!
    O governo federal faz a prova que os médicos que ele deseja tanto trazer não consegue passar...um paradoxo.

    Que venham todos os médicos que quiserem trabalhar no Brasil!
    Mas com Revalida!

    Mas o mais importante é:
    10% do PIB para SUS
    Estruturação do SUS
    SUS 100% estatal
    Revogação da lei da OS
    Valorização e plano de carreiras para médicos e outros profissionais da saúde!

    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=267&Itemid=321

    Vou dizer que resolvi a prova de 2011 e a prova é fácil!
    Avalia conhecimentos básicos!
    Se não consegue fazer 57,5% (nota de corte) dos pontos é porque realmente não sabe muita coisa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads