O candidato do PSOL, Bernardo Pilotto, foi o único a lançar manifesto de solidariedade aos sem terra e a defender publicamente a desapropriação da fazenda Araupel; no Facebook, empresa defende ação policial contra trabalhadores, mulheres e crianças que ocupam a área grilada nos anos 70 que pertence à União; governador Beto Richa disse que não vai usar a força policial, mas acusa o ex-governador e senador Roberto Requião de incitar a ocupação da Araupel; peemedebista adianta que vai à Justiça contra o tucano por “calúnia e difamação”.“Sou a favor da Araupel – Reintegração já”. Este é nome da comunidade no Facebook patrocinada pela empresa defendendo ação policial para despejar 3 mil famílias de trabalhadores sem terra que ocupam área de 35 mil hectares entre os municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Quedas do Iguaçu, na região Sudoeste.
Uma liminar foi expedida ontem (18) pela juíza Luciana Luchtenberg Torres Dagostim, da Comarca de Laranjeiras do Sul, determina que as polícias Civil e Militar procedam a desocupação da fazenda Araupel ocupada na manhã de quarta-feira (16).
A área é reivindicada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para fins de reforma agrária porque seriam terras griladas pertencentes à União.
O governador Beto Richa (PSDB) em entrevista na Rádio Municipal FM, de Quedas do Iguaçu, acusou o ex-governador e senador Roberto Requião (PMDB) de incitar a ocupação da Araupel. O peemedebista disse que vai à Justiça contra o tucano por “calúnia e difamação” (clique aqui).
Horas antes da ocupação da fazenda pelo MST, Requião concedeu entrevista na mesma rádio Requião questionando a legalidade de posse da empresa e sugeriu que a Araupel invadiu a área na década de 1970.
Richa disse que procura uma solução pacífica para resolver o conflito agrário. Portanto, a fazenda continua ocupada pelas famílias sem terra.
O candidato ao governo pelo PSOL, Bernardo Pilotto, ao Blog do Esmael, informou que visitará in loco a ocupação neste domingo (20). Ele vai se solidarizar aos sem-terra e defender a desapropriação da área para a reforma agrária. Pilotto é o único a lançar um manifesto em apoio ao MST (clique aqui).
Blog do Esmael
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;