O termo usado foi “xenofobia”, como se o Nordeste não fizesse parte do Brasil.
O que vimos nas redes sociais logo após a final da apuração do último domingo de eleição é uma notória barbárie contra os “nordestinos” (há até uma página denunciando essa prática – essesnordestinos.tumblr.com), termo criado lá pelas bandas do Sudeste para diminuir a condição de ser desta região tão massacrada desde o Brasil-colônia e que ajudou a erguê-lo enquanto República.
Com a atual presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, liderando votos em praticamente todo o Nordeste e seguindo para o segundo turno, novos ataques surgiram por parte de “xenófobos” da parte de baixo do nosso mapa.
É até um clichê gritante fazer o que todo mundo faz, citando figuras como Graciliano Ramos, Raul Seixas, Jorge de Lima, Ariano Suassuna, Jorge Amado ou Alceu Valença. Se apoiar em artistas e personalidades pra explicar certos aspectos sintomáticos é algo vil.
Falo aqui em nome dos anônimos, pois bem. Falo por ontem, 8 de outubro, ser considerado Dia do Nordestino.
São eles que também fazem do Brasil essa potência cultural e mestiça, é que carregam nos ombros a pusilanimidade de outrem e vão lá e fazem por onde.
Por ser a África do Brasil, esta região ao Norte e ao Leste dos ponteiros acaba por abraçar a todos, mesmo aqueles que acham que programas assistencialistas acomodam um povo batalhador como esse. É até irônico.
Sou alagoano, não passo fome e só queria papear um pouco com vocês, pessoal do lado de lá.
Vamos nos unir!
Meu sotaque é engraçado também… e quero ser chamado de brasileiro, acima de tudo. Prazer!
![]() |
| “Enterro” (Xilogravura Digital | Cláudio Dickson) |
O que vimos nas redes sociais logo após a final da apuração do último domingo de eleição é uma notória barbárie contra os “nordestinos” (há até uma página denunciando essa prática – essesnordestinos.tumblr.com), termo criado lá pelas bandas do Sudeste para diminuir a condição de ser desta região tão massacrada desde o Brasil-colônia e que ajudou a erguê-lo enquanto República.
Com a atual presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, liderando votos em praticamente todo o Nordeste e seguindo para o segundo turno, novos ataques surgiram por parte de “xenófobos” da parte de baixo do nosso mapa.
É até um clichê gritante fazer o que todo mundo faz, citando figuras como Graciliano Ramos, Raul Seixas, Jorge de Lima, Ariano Suassuna, Jorge Amado ou Alceu Valença. Se apoiar em artistas e personalidades pra explicar certos aspectos sintomáticos é algo vil.
Falo aqui em nome dos anônimos, pois bem. Falo por ontem, 8 de outubro, ser considerado Dia do Nordestino.
São eles que também fazem do Brasil essa potência cultural e mestiça, é que carregam nos ombros a pusilanimidade de outrem e vão lá e fazem por onde.
Por ser a África do Brasil, esta região ao Norte e ao Leste dos ponteiros acaba por abraçar a todos, mesmo aqueles que acham que programas assistencialistas acomodam um povo batalhador como esse. É até irônico.
Sou alagoano, não passo fome e só queria papear um pouco com vocês, pessoal do lado de lá.
Vamos nos unir!
Meu sotaque é engraçado também… e quero ser chamado de brasileiro, acima de tudo. Prazer!

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;