Uma das “zoações” dos coxinhas (zoação, como se sabe, é o “espirituoso” desta camada que despreza o pensamento e bate palmas para os deboches sobre a suposta incultura alheia, incapaz de ver a própria) em relação a Dilma Rousseff é a tal história de “estocar vento”.
Lamento informar aos guapos rapazes e lindas moças que a Dona Dilma estava certíssima e vocês só não estão enfrentando agora um apagão por causa do “vento estocado”, sob a forma de água, nos reservatórios do Sistema Elétrico Nacional.
Não? Vejam os números.
Primeiro, olhem o gráfico que a Folha – afinal despertada para o problema que há dias já se apontava aqui – mostra para comparar os níveis de reserva de água nas barragens geradoras de eletricidade.
É só olhar a curvas e ver que a coisa está quase chegando ao patamar de 2014, soleira do caos elétrico, e dos níveis do “apagão” de Fernando Henrique, o caos em si.
Quase chegando, mas já teria passado se o Governo Dilma Rousseff não tivesse ampliado fortemente o investimento em geração eólica, espetando torres pelo país afora.
Há três meses são elas que estão ainda “segurando a peteca” dos reservatórios assolados pela estiagem de mais de 100 dias.
No dia 22 de setembro de 2014, as usinas hidro elétricas geraram – e para gerar deixam sair água aos montes! – 43 mil Megawatt médios. As eólicas, ainda engatinhando, 1,2 MWmed, o que era 1,5% dos 70 mil MWmed consumidos.
Dia 21 de setembro deste ano, quinta-feira passada, as eólicas produziram 7 mil Mwmed, equivalentes a 10,5% dos 66,2 mil MWmed da carga total de energia do país. Com essa pequena redução de demanda (basicamente, a crise) de – 4 mil MWmed e com a energia eólica, as hidrelétricas puderam fechar um pouquinhos as comportas, guardar água e gerar apenas 35 mil MWmed, 20% menos que há três anos, gastando, obvio, cerca de 20% menos da vazão das represas.
No Nordeste, no dia 21, 59,2% da energia foi gerada pelas eólicas.
Aquela água guardada, tolinhos, é o vento que gerou energia.
Estocadinho ali, para você poder usar seu ar condicionado, o seu computador, poder asistir o festival de luzes do Rock in Rio, etc, etc, etc
Então, só por um minutinho, pare de “zoar” e pense.
Dói um pouquinho no início, mas depois faz bem à saúde.
TIJOLAÇO

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;