MANSA MUSA (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

Fortuna do imperador do Mali é inestimável, mas passa dos trilhões de dólares, de acordo com cálculos de especialistas


Muitos especialistas acreditam que Mansa Musa (1280 - 1337), o rei de Tombuctu, foi a pessoa mais rica da história. De acordo com o professor de história Richard Smith, o reino da África Ocidental de Musa (atual Mali) provavelmente era o maior produtor de ouro do mundo em um momento em que esse material passava por um momento de alta demanda.


Historiadores e economistas ainda não conseguiram estimar quantos trilhões de dólares a fortuna no governante valeria hoje. Trilhões, sim. Em uma lista da Time de 2015, o Imperador Augusto César aparece em segundo lugar com US$ 4,6 trilhões.

(FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

Ele governou o Império do Mali no século 14 e sua terra era recheada de recursos naturais lucrativos: "Sua grande riqueza era apenas uma parte de seu rico legado", afirma Jessica Smith, em aula da plataforma TED-Ed.


Musa assumiu o poder em 1312 e expandiu as fronteiras de seu império em cerca de 3 mil quilômetros.

O IMPÉRIO MALI NO CÍRCULO VERMELHO (FOTO: BIBLIOTECA PÚBLICA DE NOVA IORQUE & BUSINESS INSIDER)

Quando foi para a cidade sagrada de Meca em 1324, levou uma caravana tão grande que "cronistas descrevem uma comitiva de dezenas de milhares de soldados, civis e escravos, 500 mensageiros vestidos com sedas finas e ouro, e muitos camelos e cavalos carregados de barras de ouro", explica Smith. Para se ter noção, quando passou pelo Cairo, no Egito, Musa doou tanto ouro para os pobres que a economia local sofreu com inflação e crise financeira por anos.

Durante seu reinado, o Homem Mais Rico de Todos os Tempos criou escolas, mesquitas e até uma universidade. Dentre seus feitos está a famosa Mesquita de Djinguereber, em Tombuctu.

MESQUITA DE DJINGUEREBER, NO MALI (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

Depois de 25 anos como imperador, Mansa Musa morreu em 1337 e foi sucedido por seu filho, Maghan I. Até hoje, o legado do imperador persiste: existem mausoléus, bibliotecas e mesquitas que são testemunho da chamada "idade de ouro" do Mali.

Galileu

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads