© AP Photo/ Ahn Young-joon

O míssil norte-coreano Hwasong-15 lançado nesta quarta-feira (29) é capaz de carregar uma "ogiva nuclear pesada de grandes dimensões", comunicou a Embaixada da Coreia do Norte na Rússia.



"O novo míssil balístico intercontinental Hwasong-15 possui um sistema capaz de transportar uma ogiva nuclear pesada de grandes dimensões e impactar qualquer ponto no território continental dos EUA", lê-se em um comunicado da missão diplomática norte-coreana em Moscou.

"Declaramos solenemente mais uma vez que isso não vai representar ameaça para qualquer país ou região enquanto os interesses do nosso país não forem violados", informou a embaixada.

A embaixada acrescentou também que o desenvolvimento das armas estratégicas de Pyongyang visa "defender a soberania do país e a sua integridade territorial da política de chantagem nuclear por parte dos EUA e garantir a vida tranquila do povo".

Pyongyang declarou que testou um novo tipo de míssil balístico intercontinental Hwasong-15 que pode atingir alvos em todo o território dos EUA. Ainda de acordo com os norte-coreanos, o projétil atingiu uma altitude de 4.475 quilômetros e percorreu uma distância de 950 quilômetros.


O líder norte-coreano Kim Jong-un assistiu ao lançamento do míssil e considerou-o bem-sucedido. Segundo ele,"o país atingiu um sucesso histórico no desenvolvimento de armamento nuclear do Estado".
A Coreia do Norte realizou entre dois a três lançamentos mensais desde abril deste ano. O último lançamento havia sido realizado em 15 de setembro, quando um míssil balístico lançado por Pyongyang sobrevoou o Japão.

Sputnik Brasil

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads