![]() |
| Suspeito por tiroteio na Flórida, David Katz, de 24 anos, era um participante do torneio de MaddenImagem: reprodução/EA |
Suspeito de ataque é descrito como gamer de "olhar vazio" e poucas emoções
Do UOL, em São Paulo
O homem suspeito de matar duas pessoas e a si mesmo em um torneio do game Madden, na Flórida, neste domingo (26), era um participante da competição. David Katz, 24, foi descrito como alguém que não mostrava emoções quando jogava.
"Você não verá muitas emoções no rosto deste cara. Ele é um homem de negócios, não está aqui pela experiência ou para fazer amigos, está aqui para vencer. Você não vai conseguir convencê-lo a falar sobre qualquer coisa", disse o narrador do campeonato antes do tiroteio, durante a transmissão ao vivo de um jogo, quando a imagem mostrava o rosto de Katz.
![]() |
| Katz foi derrotado duas vezes no torneioImagem: reprodução/EA |
De acordo com testemunhas ouvidas pela emissora Fox News, dos EUA, ele teria tido um acesso de raiva neste domingo após ser eliminado da competição, que era uma fase classificatória para o restante da competição de Madden NFL.
Os dois finalistas ganhariam 250 dólares e uma viagem, com passagem e hospedagem, para Las Vegas, onde disputariam a etapa final em outubro com premiação de 165 mil dólares para o vencedor.
Dois jogadores superaram Katz (que supostamente jogava com o apelido de "M0BreadFred", mais conhecido como "Bread") nestes dois dias de evento em Jacksonville. O último a derrotá-lo e causar sua eliminação teria sido "TacklessSquid56".

O apelido "M0BreadFred" é atribuído ao jogador David Katz, suspeito por tiroteioImagem: reprodução/GLHF Madden
"TacklessSquid56" não chegou a enfrentar seu oponente seguinte, "Trueboy", que tem sido apontado como uma das vítimas fatais. Como a segunda rodada não foi concluída, deduz-se que não houve um intervalo grande entre o momento da derrota de Katz e o tiroteio.
Anonimamente, um dos competidores que venceram David disse à emissora WJAX-TV, filiada da CBS, que o suspeito estava com o "olhar vazio" no aperto de mãos protocolar e vestia as mesmas roupas que usara no sábado. Ele também deixou claro que o outro jogador que derrotou Katz também está vivo.
"O outro também está vivo. Ele só veio e atirou em todo mundo, pareceu premeditado. Ele não falou com ninguém no fim de semana. Depois que eu ganhei dele, tentei um aperto de mãos e ele nem olhou para mim, tinha um olhar vazio. Estava usando as mesmas roupas do dia anterior. Você obviamente não precisa trocar de roupa se está planejando algo assim", lamentou, em entrevista que foi ao ar na TV sem revelar seu nome.
Um jogador identificado como Steven "Steveyj" Javaruski foi o primeiro a identificar David Katz como suspeito em entrevista ao jornal Los Angeles Times.
Posteriormente, uma testemunha de nome Javaris Long disse ao Tampa Bay Times, jornal da Flórida, que Katz "se irritou com a derrota, voltou ao seu carro, pegou a arma e começou a atirar em todo mundo".

Fachada do restaurante Chicago Pizza, local do torneio de Madden e do tiroteioImagem: reprodução/Facebook
O evento ocorreu no GLHF Game Bar, situado em um restaurante da rede Chicago Pizza. Além das duas vítimas, o atirador ainda feriu nove pessoas antes de alvejar a si mesmo; outras duas se feriram no momento da fuga. A polícia diz que todas estão estáveis neste momento e não correm risco.
O FBI ainda aguarda para confirmar o nome de David como o atirador, segundo reportagem do canal Fox News. Os policiais federais foram à casa do suspeito, em Baltimore, em busca de explicações e possíveis motivações para o ataque.
Em 2017, David Katz ganhou um torneio de Madden em Buffalo, Nova York; no entanto, não é possível dizer se ele já exibia comportamento violento na época. As autoridades não entraram em detalhes sobre a procedência da arma utilizada no tiroteio, e não há confirmação de que David Katz tinha autorização para carregá-la.
UOL



Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;