Hoje, finalmente, o Datafolha liberou os dados completos da pesquisa divulgada sexta-feira em seus dados principais.

O Tijolaço, então, repete a busca mas detalhada feita na rodada anterior (realizada em 10/9) sobre quem ainda não sabe que Fernando Haddad é o candidato de Lula.

A média geral, como você vê aí em cima, mostra o crescimento, mas ainda diz pouco.

É preciso ver como isso ocorre entre os eleitores mais simples e mais isolados em matéria de comunicação.

Entre os que ganham até 2 salários mínimos, esta informação era conhecida de 27% dos pesquisados. Subiu muito em quatro dias, mas ainda é de apenas 40% dos entrevistados.

Entre os eleitores de ensino fundamental, onde no dia 10 este conhecimento era de 23% dos entrevistados, nos dias 13 e 14 chegava a 32%.

Quanto ao Nordeste, onde 37% sabiam segunda-feira quem era o indicado de Lula, na quinta e sexta-feira o percentual elevava-se a 50%.

Vê-se, portanto, que as afirmações que aqui se faz sobre o inexorável crescimento de Haddad não são “especulações” ou “torcida”.

Nos três segmentos onde a preferência por Lula se situava na casa dos 50%, menos (e eventualmente bem menos) da metade sabia, três dias atrás, quem era seu indicado.

Até o final desta semana, o “boca a boca” levará Fernando Haddad acima de 20% dos votos.

Enquanto os bobos ficam discutindo voto útil, tema que só está na cabeça da camada politizada que acompanha o noticiário de bastidores.


TIJOLAÇO

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads