Ao contrário do que, mais cedo, indicavam os números do Idea Big Data publicados pela Veja, a vantagem de Jair Bolsonaro sobre Fernando Haddad aparece, na pesquisa Datafolha, em situação de maior desvantagem em relação a Jair Bolsonaro, mais perto do que seria, a meu ver o patamar irreversível dos 60% para o candidato da extrema direita.
Dá 58% dos votos “válidos” ao ex-capitão e 42%, no mesmo critério, ao candidato da frente antifascista.
Nos votos totais e numéricos, o resultado pode ser mais bem compreendido.
Bolsonaro passa dos 42,1% que recebeu na primeira volta eleitoral para 49%. Ou, em números, de 49,3 milhões para 57,3 milhões. Mais 8 milhões de votos.
Haddad, que recebeu domingo 26, 7% dos votos totais, passou para 36%, segundo o Datafolha. Ou, em números absolutos, de 31,3 milhões para 42,1 milhões de votos, um acréscimo de 10, 8 milhões de votos.
A diferença seria de 15,2 milhões de votos.
Há, segundo a pesquisa, 6%de indecisos, ou sete milhões de votos. E 8% de brancos de nulos/brancos, o equivalente a 9,4 milhões de votos. Os “não-voto”, portanto, somam algo acima de 16 milhões de votos, um pouco mais do que a diferença entre os dois candidatos.
Evidente que este contingente não irá para um único deles, nem mesmo irá todo para algum dos candidatos, mas parte dele, sim.
Mas não será o bastante se não houver reversão na tendência de voto em Bolsonaro.
Sua ausência dos debates, confirmada hoje, pode ser a ponta a se puxar para isso.
Afinal, para usar as palavras do próprio Jair Bolsonaro, “soldado que vai à guerra e tem medo de morrer é um covarde”.
TIJOLAÇO

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;