INSPEÇÃO DAS CONDIÇÕES DA TUMBA DE TUT (FOTO: DIVULGAÇÃO/GETTY TRUST/STEPHEN RICKERBY)

Local agora tem métodos mais seguros de proteção de artefatos e múmia do jovem faraó; veja fotos


Após 10 anos de cuidados e consertos, terminou a restauração da tumba de Tutancâmon. Conduzido pelo Instituto de Conservação Getty, dos Estados Unidos, o processo consistiu em estabilizar as pinturas das paredes do local e instalar um sistema de ventilação para reduzir os danos ao local no futuro.

"Conservação e preservação são importantes para o futuro e para que a herança dessa civilização possam viver para sempre", afirmou o Ministro de Antiguidades do Egito, Zahi Hawass, em comunicado.

O projeto teve início em 2009 e passou por três fases. A primeira foi até 2011 e consistiu em análises sobre a condição da tumba, pesquisas científicas sobre os materiais e técnicas das pinturas das paredes e suas condições ambientais, bem como diagnóstico das causas que levaram o local a se deteriorar. 

AVALIÇÕES CIENTÍFICAS DA TUMBA (FOTO: DIVULGAÇÃO/GETTY TRUST/LORI WONG)

A segunda etapa ocorreu entre 2012 e 2014 e contou com testes e implementações dos melhores métodos de conservação dos materiais, estrutura e desenhos da tumba. Isso inclui passagens, barreiras de proteção, melhoria nos sistemas de ventilação e iluminação, e a sinalização dos arredores.

MONITORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DA TUMBA DE TUTANCÂMON (FOTO: DIVULGAÇÃO/GETTY TRUST/STEPHEN RICKERBY)

A terceira fase tem como objetivo divulgar os resultados do processo ao redor do mundo, promovendo a ideia de preservação do patrimônio histórico do Egito para o público.

PESQUISADORA ANALISANDO AS CONDIÇÕES DAS PAREDES (FOTO: DIVULGAÇÃO/GETTY TRUST/LORI WONG)

DOCUMENTAÇÃO DAS CONDIÇÕES DO LOCAL (FOTO: DIVULGAÇÃO/GETTY TRUST/LORI WONG)

Conservação

A tumba de Tutancâmon, faraó que governou entre 1336 e 1327 a.C., foi encontrada no Vale dos Reis, no Egito, em 1922. A descoberta foi conduzida pelo pesquisador britânico Howard Carter que, junto com sua equipe, passou os 10 anos seguintes removendo artefatos do local.

O Vale dos Reis se tornou uma grande atração turística, o que afetou a própria tumba, já que visitantes traziam poeira e mudanças na umidade e nos níveis de dióxido de carbono dela, colocando em risco sua preservação — vários micróbios foram encontrados nas pinturas na fase de restauração.

"Todos esses objetos precisam se proteção porque são os resultados de uma escavação que, pela própria definição de arqueologia, destruiu um sítio arqueológico no processo", afirmou o pesquisador Kent Weeks em vídeo de divulgação do Instituto Getty de Conservação.

PROTEÇÕES FORAM INSTALADAS PARA SEPARAR VISITANTES DE ARTEFATOS (FOTO: DIVULGAÇÃO/GETTY TRUST/SHABOURY ASSOCIATES)

Com as melhorias, a tumba atualmente está aberta para visitação de forma mais segura para todos, inclusive para os próprios artefatos e múmia de Tut, que ainda permanecem por lá. 

AGORA OS VISITANTES SÓ PODEM VER A MÚMIA DE UMA PLATAFORMA DENTRO DA TUMBA (FOTO: DIVULGAÇÃO/GETTY TRUST/STEPHEN RICKERBY)


Galileu

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads