CIENTISTAS DESCOBREM RELAÇÃO NO CONSUMO DE CAFÉ E MACONHA (FOTO: PEXELS)
O sistema endocanabinoide do corpo desempenha um papel na regulação do humor e da fisiologia, importante para controlar nossa resposta ao estresse, assim como funções como cognição, pressão sanguínea, imunidade, dependência, sono, apetite e energia. Quando consumida, a cannabis se liga a neurotransmissores (substâncias químicas que transmitem mensagens entre nossas células nervosas) relacionadas ao sistema endocanabinoide.
Com duração de três meses, o estudo foi feito com 47 pessoas que moravam na Finlândia, em que os pesquisadores mediram os metabólitos em amostras de sangue. No primeiro mês, os participantes não puderam tomar nada de café, enquanto no segundo mês eles tomavam quatro xícaras de café por dia.
No terceiro mês eram oito xícaras diárias.
Os pesquisadores mediram mais de 700 metabólitos no sangue após cada estágio e encontraram um total de 115 foram impactados pelo consumo de café, dos quais 82 já eram conhecidos e mapeados. O resultado mostra que o café se liga aos mesmos neurotransmissores que a maconha, mas diminui depois de beber de quatro a oito xícaras da bebida por dia — o oposto do que acontece quando alguém usa cannabis.
Segundo a autora do estudo Marilyn Cornelis, da Feinberg School of Medicine da Universidade Northwestern, o aumento do consumo de café ao longo do período de dois meses do teste pode ter criado estresse suficiente para desencadear uma diminuição nos metabólitos neste sistema. "Pode ser a adaptação de nossos corpos para tentar fazer com que os níveis de estresse voltem ao equilíbrio."
No entanto, os pesquisadores advertem que essa relação precisa ser analisada para ter resultados mais conclusivos. "Nossas novas descobertas ligando o café aos endocanabinóides oferecem explicações alternativas dignas de mais estudos", afirma Cornelis.
Galileu
Os pesquisadores mediram mais de 700 metabólitos no sangue após cada estágio e encontraram um total de 115 foram impactados pelo consumo de café, dos quais 82 já eram conhecidos e mapeados. O resultado mostra que o café se liga aos mesmos neurotransmissores que a maconha, mas diminui depois de beber de quatro a oito xícaras da bebida por dia — o oposto do que acontece quando alguém usa cannabis.
Segundo a autora do estudo Marilyn Cornelis, da Feinberg School of Medicine da Universidade Northwestern, o aumento do consumo de café ao longo do período de dois meses do teste pode ter criado estresse suficiente para desencadear uma diminuição nos metabólitos neste sistema. "Pode ser a adaptação de nossos corpos para tentar fazer com que os níveis de estresse voltem ao equilíbrio."
No entanto, os pesquisadores advertem que essa relação precisa ser analisada para ter resultados mais conclusivos. "Nossas novas descobertas ligando o café aos endocanabinóides oferecem explicações alternativas dignas de mais estudos", afirma Cornelis.
Galileu

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;