Polícia holandesa no local do ataque em Utrecht, nesta segunda-feira (18)Robin van Lonkhuijsen / ANP / AFP

Ao menos nove pessoas ficaram feridas em um ataque na cidade holandesa de Utrecht, nesta segunda-feira (18). O governo não descarta a tese terrorista e elevou o alerta para nível máximo no país.


De acordo com a polícia holandesa, o ataque aconteceu dentro de um bonde situado na periferia da cidade, mas tiros foram ouvidos em "diferentes locais". O acesso à praça próximo do local foi bloqueado.

Segundo a polícia, por volta das 10h45 da manhã um homem abriu fogo no local e em seguida teria fugido dentro de um carro. Ele foi identificado como Tanis Gokman, um turco de 37 anos, e continua foragido. A polícia não exclui a possibilidade do ataque ter contado com a participação de outras pessoas.

Helicópteros foram enviados para o local e o transporte dos bondes foi suspenso enquanto o ataque é investigado. O centro médico de Utrecht abriu uma unidade especializada em desastres para receber os feridos. Um jornalista do canal NOS viu um corpo coberto com um lençol branco, mas as autoridades ainda não confirmaram a informação.

Segurança perto da sede do governo é reforçada


Segundo o porta-voz da polícia, Joost Lanshage, as autoridades acreditam que o ataque tem "motivação terrorista". O coordenador da luta contra o terrorismo no país convocou uma reunião de crise. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse estar “preocupado” com a situação e reforçou a segurança perto da sede do governo, em Amsterdã e também nos aeroportos.A prefeitura da cidade orientou as escolas a fecharem as portas.

A Holanda tem sido relativamente poupada da onda de atentados que ocorreu na Europa. Em agosto, um afegão de 19 anos vivendo na Alemanha esfaqueou dois turistas americanos na estação centra de Amsterdã, antes de ser atingido pela polícia. Em setembro, as autoridades holandesas prenderam sete pessoas, em uma investigação sobre um atentado potencialmente grave que estava sendo planejado no país.


RFI

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads