Patrus requer informações aos ministros Sérgio Moro e Vélez Rodrigues sobre investigações no MEC


Deputado diz que a chamada Lava Jato da Educação ameaça as universidades e a produção cultural
Via assessoria do deputado
O deputado Patrus Ananias (PT-MG) encaminhou pedidos de informação aos ministros Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública, e Ricardo Vélez Rodríguez, da Educação, sobre o protocolo de intenções assinado entre os dois ministérios, em 14/02, para investigar supostos indícios de corrupção no MEC.

A chamada “Lava Jato da Educação”, anunciada com estardalhaço pelo governo Bolsonaro, e reiterada pelo presidente no período do Carnaval, soa como uma ameaça à autonomia universitária, aos programas ProUni e Pronatec, e à livre produção cultural no país e , por isso, seus objetivos, métodos e procedimentos precisam ser esclarecidos.

“Recentemente presenciamos ataques da Polícia Federal, do Ministério Público e até juízes à Universidade Federal de Minas Gerais e à Universidade Federal de Santa Catarina, episódio que levou ao suicídio o reitor Cancellier”, recordou Patrus.

“A falta de transparência e o tom alarmista do anúncio de investigações no âmbito do MEC preocupa a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo, pois, sob pretexto de combater a corrupção, pode se tratar de uma escalada na perseguição política aos que discordam do governo e uma ameaça à privatização das universidades”.

O deputado requereu a cópia do protocolo firmado entre os dois ministérios, a cópia dos relatórios que embasaram a assinatura do referido protocolo e o período de apuração dos fatos narrados na nota do MEC.

No requerimento, o deputado Patrus faz ainda outras indagações ao ministro da Educação Vélez Rodrigues: se existem procedimentos abertos no MEC para investigar essas denúncias, quais são esses procedimentos e em que período foram realizados.

Pedido de informações ao ministro Sérgio Moro

Ao ministro Sérgio Moro, o deputado Patrus Ananias solicitou cópia do protocolo firmado entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o MEC e pediu informações sobre como o Ministério irá atuar para executar o acordo de cooperação com o MEC, entre outras indagações.

O deputado Patrus conclui o requerimento solicitando Informações sobre a existência de outros procedimentos de investigação, em andamento, envolvendo universidades federais.

Em caso positivo, pergunta quais são as universidades que estão sendo investigadas.

O Requerimento de Informação está previsto no Art. 50 da Constituição Federal e nos Art. 24, inciso V e § 2°, e 115, inciso I, do Regimento Interno da Câmara.


Viomundo

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads