CHIMPANZÉS (FOTO: PIXABAY)

Um grupo de chimpanzés mostrou que não está para brincadeira! Quando viram que um leopardo estava por perto, os primatas foram até o local expulsá-lo e ainda roubaram a presa que ele havia acabado de capturar. O caso aconteceu nas montanhas Mahale, na Tanzânia, em 2016,e é relatado na edição de junho do periódico científico Journal of Human Evolution.

Segundo os cientistas, o caso pode ajudar a explicar como os humanos podem ter adquirido o hábito de comer carnes e como começaram a agir juntos. Se os chimpanzés se defendem de um leopardo hoje, isso pode significar que humanos do tamanho de chimpanzés afugentavam predadores do porte de leopardos há centenas de milhares de anos.

Essa interação pode ajudar a explicar como os primeiros seres humanos evoluíram para o que somos hoje. Muitos estudiosos acreditam que comer carne foi importante durante a evolução humana, mas ainda existem dúvidas sobre como o hábito começou. Não se sabe se o método era passivo (os hominídeos pegando a carcaça depois que o predador original já havia terminado de comer e saíra) ou por meio de confrontos (afugentando o predador original para roubar a comida).

De tocaia

Os pesquisadores observaram o grupo por várias horas antes de avistar um leopardo sentado em uma árvore próxima. Um chimpanzé fêmea começou a emitir agressivamente "waa barks" (o "latido" dos chimpanzés). Em uma hora, o grupo e seu macho alfa, chamado Primus, também começaram a latir. Depois, a tropa foi vista carregando a carcaça de um antílope com sangue fresco escorrendo de algumas feridas na garganta — provavelmente causadas pelo leopardo.

Juntos, os chimpanzés comeram a carcaça do antílope por quase cinco horas, período durante o qual o leopardo foi visto retornando ao local e sendo recebido com mais latidos dos chimpanzés.

“Como frequentemente emitiam latidos waa, eles provavelmente percebiam a presença do leopardo. Eles não demonstraram medo excessivo ou pânico, nem tentaram fugir”, escreveram os pesquisadores. "Diversos chimpanzés gritando em voz alta pode ser o suficiente para afugentar um leopardo ou pelo menos impedir que ele se aproxime", concluem.


Galileu

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads