Nesses tempos de relativizações e de obscuridades, a notícia de que 40% dos presos massacrados nas penitenciárias de Manaus (AM) não chocou quase ninguém.

Sem a presunção da inocência, aqueles jovens morreram nas quatro unidades prisionais sem a chance de provar que nada deviam –embora fosse obrigação do Estado provar que eram culpados. Mas todos eles eram inocentes até que o Poder Público provasse que tivessem cometido ilícito penal.

Dos 55 presos mortos, 22 eram provisórios e ainda aguardavam julgamento, de acordo com divulgação da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) do Amazonas.

No país que insistem em encarcerar sua juventude, de preferência pobres e pretos, são mais importantes as fofocas acerca do atacante Neymar do que esse massacre que traduz a tragédia humana nos presídios brasileiros.

Mas tudo bem. O ministro da Justiça, Sérgio Moro, tem o projeto anticrime que antecipa o cumprimento da pena com condenação na segunda instância e que institui a delação premiada no varejo.

Se o objetivo do ex-juiz é ter a maior população carcerária do planeta, tálkey, ele está no caminho certo. Aí os massacres de inocentes, sem condenação, serão diários.


Blog do Esmael

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads