O fotógrafo da vida selvagem Chase Dekker, de 27 anos, fez um raro e incrível registro nas águas de Monterey Bay, na Califórnia: uma baleia quase “engolindo” um leão-marinho.
O incidente ocorreu no último dia 22 de julho. Algumas baleias-jubarte estavam se alimentando de peixes (em específico, anchovas) nas proximidades de um grupo de leões-marinhos, quando uma delas acabou com uma refeição maior na boca.
Evento único
Dekker crê que esta é a primeira vez que tal cena é capturada em uma fotografia.
“Não era um grupo muito grande, apenas três baleias-jubarte e cerca de 200 leões-marinhos. Nós já vimos até 100 baleias e 3.000 leões-marinhos, então é uma coisa que pode ficar insana”, contou à Radio 1 Newsbeat.
Dekker e seus colegas estavam assistindo os animais se alimentarem quando o inesperado aconteceu: um “evento único”, conforme descreveu o fotógrafo.
“Eu tive cerca de uma fração de segundo enquanto a baleia se aproximava para realmente compreender que o leão-marinho estava no seu topo antes de clicar o resto da sequência”, explica.
Acidente
A baleia deve ter “engolido” o animal sem querer, uma vez que Dekker disse estar 100% confiante de que o leão-marinho saiu nadando em plenas condições depois do incidente.
Jubartes não têm dentes; elas “filtram” comida do mar usando cerdas em sua boca. Certamente, leões-marinhos não fazem parte de sua dieta.
De acordo com Dekker, uma baleia-jubarte normalmente leva menos de cinco segundos para alimentar-se, mas esta, com o leão “capturado” na boca, deixou-a aberta e afundou lentamente por 15 segundos, dando a ele tempo suficiente para nadar para longe.
“A baleia nunca fechou suas mandíbulas ao redor do leão-marinho, então ele não deve ter se machucado”, afirma.
Dekker complementa que baleias, leões-marinhos, golfinhos e tubarões evoluíram para caçar juntos o mesmo cardume de peixes. São parceiros, não inimigos – no entanto, o comportamento também torna este tipo de incidente bizarro possível. [BBC]
Hypescience


Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;