Jonathan “Seamus” Blackley é um designer americano de videogames conhecido como “pai do Xbox”. O cientista tem interesses variados, no entanto, como fazer pão usando levedura de 4.500 anos do Egito.

Para realizar o alimento, Blackley trabalhou em conjunto com dois especialistas, a egiptóloga Dra. Serena Love, da Universidade de Queensland (Austrália), e o microbiologista Richard Bowman.

O trio coletou amostras da levedura em exemplos de cerâmica antiga que eles suspeitavam terem sido usadas para fazer pão e cerveja no Egito Antigo, utilizando técnicas cuidadosas e não invasivas. Blackley manteve uma das amostras para si.











“Seamus queria fermento antigo para assar pão e eu quero fazer cerveja com ele. Eu consegui acesso às coleções do museu e Seamus pegou algumas amostras no final de julho. Nós temos trabalhado nisso desde maio”, explica a Dra. Love ao Bored Panda.

O resultado


Na rede social Twitter, Blackley explicou que “enquanto a amostra certamente contém contaminantes, também certamente contém levedura antiga”. Ele demorou uma semana para conseguir “despertá-la” e poder fabricar pão com ela.

Blackley supostamente seguiu a mesma receita que os egípcios utilizavam naquela época para fazer o pão. Ou seja, não colocou trigo moderno, que só foi inventado muito tempo depois, mas sim ingredientes milenares como cevada, Einkorn (trigo selvagem) e Kamut (um grão antigo conhecido como trigo khorasan ou trigo oriental). Também usou água e azeite não filtrado.











O resultado foi melhor que o esperado: “O miolo é leve e arejado, especialmente para um pão de grãos 100% antigo. O aroma e o sabor são incríveis. É realmente diferente, e você pode notar essa diferença facilmente, mesmo que não seja um nerd de pão. Isso é incrivelmente emocionante, e estou tão impressionado que funcionou”, escreveu Blackley no Twitter.

De fato, comer tal alimento deve ser emocionante – os egípcios amavam pão e pessoas de todas as classes e credos o comiam em todas as refeições.







Cozinha muito antiga


O estudo de ingredientes e amostras de culturas alimentares antigas tem se tornado mais comum nos últimos tempos.

Blackley não é o primeiro a utilizar levedura milenar para cozinhar, inclusive. Em maio de 2019, pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) fabricaram cerveja a partir de uma levedura de 5.000 anos encontrada em cerâmica antiga, também. [BoredPanda]




Hypescience

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads