Deltan Dallagnol em palestra para bancos e empresas de cobrança (Reprodução)
"Deltan não pode ser apenas afastado como quem joga a sujeita debaixo de um tapete, não só ele como Moro precisam e devem responder criminalmente pelas barbaridades que cometeram, precisam passar por escrutínio público de um julgamento e, é claro, de uma punição!"
Por Cleber Lourenço
Na última semana foi noticiado que ministros do Supremo Tribunal Federal estudam o afastamento de Deltan Dallagnol da força tarefa da lava jato.
Não gosto muito da ideia, na minha concepção seria apenas uma espécie de operação “abafa”, tira-se de cena um dos delinquentes e vamos fingir que nada aconteceu?
Isso pode ser ainda mais grave e pode dar a chancela para que outros usem o MPF e o judiciário como plataforma política e de enriquecimento pessoal.
O conjunto da obra na Lava Jato é péssimo, influenciar eleições, perseguir acusados, enriquecimento, conspiração, só não chamei a operação Lava Jato de quadrilha em respeito a um ou outro que poderiam estar ali de mãos atadas, afinal de contas quem se atreveria a mexer com um grupo que no primeiro sinal de discordância promove uma devassa na vida até mesmo de ministros do STF e prende um ex-presidente sem provas?
É uma gente perigosa, eu teria medo e entenderia quem optasse pela omissão. Mas, na falta de um nome adequado, temos outro! Partido Lavajatista, afinal de contas, mesmo com todas as delinquências, a operação buscava se instaurar como um quarto poder e, ao mesmo tempo, um partido sem legenda, um tribunal político e uma polícia política, uma Gestapo em Curitiba.
Ali assistimos a escabrosa tentativa de fundo bilionário da Petrobras e o infame episódiode quando a concessionária Rodonorte, que opera parte do pedágio nas rodovias do Paraná, firmou um acordo de leniência com o Ministério Público Federal. Além do “desconto” de 30% na tarifa, a empresa terá que veicular uma propaganda da Lava Jato. A propaganda que será entregue terá o seguinte texto: “O valor do pedágio foi reduzido em 30% [ou percentual aplicado no momento] porque recursos provenientes de corrupção foram recuperados pela Operação Lava Jato e aplicados em benefício do usuário”.
Tem algo mais absurdo que isso? Uma ação velada de panfletagem! Típica de propaganda eleitoral partidária!
Se para alguém ainda houvesse dúvidas, mesmo com a tentativa do fundo bilionário, sobre a índole da operação esse episódio dos pedágio deveria ter acendido a luz vermelha, sem sombra de dúvidas.
A operação foi longe demais, não se conteve em tripudiar o estado brasileiro em sua totalidade, esculhambou o estado e desemprego milhares de brasileiros e promoveu um bem sucessivo atentado contra a democracia brasileira durante as eleições de 2018.
Em junho eu já havia alertado para o perigo da delinquência jurídica liberada no país e que isso nos levaria para um péssimo caminho, onde todo mundo faz o que quer, onde as instituições se atropelam e principalmente onde a politização do judiciário de do MPF de terminariam o rumo da democracia no país, ou melhor, seu fim.
Aos bolsonaristas fica o recado: a Lava Jato é um partido com fome de poder! No início de junho eu já havia alertado sobre a possibilidade da operação se virar contra o presidente Jair Bolsonaro, afinal de contas eles querem poder, querem imprimir no país a sua visão idealista de mundo com Sergio Moro como arauto de novos tempos (palavras do próprio Deltan) e vejam só que interessante, o jornalista Reinaldo Azevedo, um mês depois faz o mesmo alerta!
Deltan não pode ser apenas afastado como quem joga a sujeita debaixo de um tapete, não só ele como Moro precisam e devem responder criminalmente pelas barbaridades que cometeram, precisam passar por escrutínio público de um julgamento e, é claro, de uma punição!
Não será só isso que colocará o país nos eixos, mas será um bom recado para aqueles que optarem pelo mesmo caminho. Mas com cuidado!
Caso Deltan seja punido unicamente pela sua tentativa de intentona contra o STF, outro péssimo recado será dado: “Tripudiem o quanto quiserem com a constituição e o Estado democrático de direito, mas não incomodem o STF “.
Também não queremos isso. Quem disse que tudo na política é um preto no branco? Não, as coisas estão nas minúcias!
Processos e inquéritos devem ser instaurados no CNJ, abusos de autoridade punidos, julgamentos revistos e assim vai.
É preciso desmontar todo o aparato que foi construído, é necessário desfazer o aparelhamento no MPF de Curitiba.
É por que não um acerto de contas entre o Brasil de hoje e o Brasil de 2013 que no auge de sua embriaguez (me incluo entre os embriagados) com as manifestações de junho matou com truculência a PEC 37?!
Repito aqui dois pontos que já disse nesse blog: o maior risco para a nossa democracia neste século não é o fuzil, o coturno ou o verde-oliva mas sim a toga.
Se nada ocorrer, se ninguém for punido, se Moro não for afastado então a justiça dará o seu claro recado para a sociedade: “Nós sequestramos a democracia”.
Revista Fórum

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;