Por Natasha Romanzoti, em 10.12.2019



Na África do Sul, cientistas descobriram uma nova aranha do gênero Latrodectus, conhecida como viúva-negra, que coloca ovos roxos brilhantes.

Isso significa que o animal é parente de alguns dos mais perigosos aracnídeos da Terra, embora ainda não esteja claro se sua picada é tão desagradável e venenosa para seres humanos quanto às de algumas das 30 espécies de viúvas-negras conhecidas no mundo todo.
A descoberta sul-africana é a primeira do gênero em décadas.

Achado inesperado


A espécie foi observada pela primeira vez em 2014 por um visitante de um parque de elefantes em KwaZulu-Natal.

A entomologista Barbara Wright decidiu conferir a estranha aranha e ficou chocada com suas cores vibrantes. Ela e sua equipe acompanharam o indivíduo por dois anos, até que a fêmea faleceu por velhice.

Mais tarde, fotos do espécime foram mostradas ao especialista em aranhas sul-africanas Ian Englebrecht, que imediatamente exclamou que se tratava de uma nova espécie.

Sendo assim, uma equipe retornou à região em busca de mais indivíduos que botassem ovos roxos e brilhantes.

Latrodectus umbukwane


Com sorte, os pesquisadores encontraram mais fêmeas em uma reserva particular de caça.

Depois de realizar uma série de análises comparativas do DNA e das características físicas das aranhas com espécies conhecidas, os cientistas concluíram que se tratava de fato de uma espécie única, desconhecida pela ciência e possivelmente pela humanidade em geral.


“Ainda não encontramos ninguém que a tenha visto antes de descobrirmos o primeiro espécime, e isso inclui as comunidades locais. Elas são aranhas extremamente secretas e tímidas, e se escondem em cavidades de árvores em um tipo de vegetação que é raro e poucas pessoas têm acesso a ela”, explicou Wright ao Gizmodo.




A espécie foi nomeada Latrodectus umbukwane e apelidada de “Phinda button spider”. “Umbukwane” é uma palavra da língua zulu usada para descrever algo tão ridiculamente bonito que você não consegue simplesmente ignorar.

As fêmeas da espécie possuem o tamanho de uma moeda de dez centavos e são possivelmente as mais pesadas viúvas-negras descobertas. Seus ovos roxos são incomuns e os pesquisadores ainda não sabem qual o propósito dessa cor tão chamativa.

Habitat raro


A nova aranha vive em um habitat raro, um ecossistema criticamente ameaçado conhecido como “sand forest”, existente apenas nesta parte da África. Como o nome sugere (“sand” significa areia e “forest” significa floresta), são bosques densos que cresceram em cima de antigas dunas de areia.


Por conta disso, há preocupações sobre a conservação a longo prazo da nova espécie.

“Não existe muito desse tipo de vegetação no mundo”, esclareceu Wright, acrescentando que a floresta é muito sensível a perturbações humanas. “É um crescimento extremamente lento, com algumas árvores com milhares de anos, que não podem ser substituídas uma vez destruídas”.

Um artigo sobre a descoberta foi publicado na revista científica Zootaxa. [Gizmodo]

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads