Por Congresso Em Foco
A técnica de laboratório Adelita Ribeiro da Silva ,de 38 anos, morreu em decorrência do coronavírus, na cidade de Goiânia (GO). A profissional, que atuava na linha de frente no combate ao covid-19, chegou a participar de uma campanha pedindo que a população ficasse em casa como forma de impedir o avanço da pandemia.
- Médico com coronavírus diz que "Bolsonaro propõe sacrifício em massa"
- Porque as aulas não devem voltar: escolas em tempos de coronavírus
Segundo os dados atualizados neste domingo (5), a Secretaria de Saúde contabiliza 115 casos confirmados e 3 óbitos por covid-19 em Goiás.
O governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), publicou, neste domingo (5) uma homenagem à servidora lamentando a sua morte. Caiado explicou nas suas redes sociais que Adelita da Silva morreu em decorrência do covid-19 mesmo não tendo nenhuma doença pré-existente que a colocaria no grupo de risco indicado para doença. São considerados grupo de risco, entre outros fatores, pessoas com doenças respiratórias, idosos e gestantes.
Adelita fez campanha para que fiquem em casa enquanto milhares de profissionais de diversas áreas, assim como ela, estão na linha de frente em defesa dos goianos. Expostos a riscos, longe de familiares, pensando em ajudar a quem precisa. Cumprindo um juramento de salvar vidas. pic.twitter.com/kHYQ5pyIj7— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) April 5, 2020
A profissional de saúde foi internada na quinta-feira (30) e veio à óbito na manhã deste sábado (4). O enterro aconteceu no mesmo dia com medidas de segurança, a família não pôde fazer o velório e teve que acompanhar o sepultamento a 20 metros de distância do caixão que estava lacrado.
O Hemolabor, um dos locais onde Adelita trabalhava, publicou uma nota de pesar lamentando a morte da funcionária e informando que todos os cuidados preventivos continuam sendo tomados para proteger a equipe. Veja a nota:
É com pesar, que informarmos que nossa colaboradora, ARS, de 38 anos, faleceu vitimada pela Covid-19. Ela estava internada há seis dias, na UTI do Hospital do Coração (HC) com quadro de insuficiência respiratória grave. ARS fazia parte da equipe de coleta do laboratório do HC. Toda instituição está consternada e apoiando a família neste momento difícil para todos nós.
Diante desse caso tão próximo, com uma perda tão dolorosa para todos os colegas, reforçamos a importância dos cuidados preventivos, uso dos EPIs e retreinamento constante. Mesmo com cuidado extremo nesta pandemia, qualquer um pode ser acometido pelo coronavírus.
Importante informar que nas unidades do Hemolabor, todos os cuidados estão sendo tomados desde o início da pandemia para preservar todos os nossos colaboradores, médicos e pacientes.

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;