Profissionais do setor da saúde do estado do Amazonas realizaram uma homenagem no sábado (16) diante do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus, aos colegas que morreram após terem sido contaminados pela doença. REUTERS - BRUNO KELLY

Texto por: RFI

O número de casos de coronavírus na América Latina ultrapassou neste domingo (17) meio milhão. O Brasil é o país mais afetado pela doença na região, com mais de 233 mil contaminados e 15.633 mortes.

Segundo a contagem da agência AFP, a América Latina registra atualmente mais de 500 mil casos confirmados de coronavírus. No total, a Covid-19 deixou mais de 28 mil e 400 mortos na região desde o início da pandemia. No entanto, estima-se que esse número deva ser muito maior, devido à falta de testes e de acessos das populações aos hospitais.

O Brasil é o país mais afetado pela doença na América Latina, com 15.633 óbitos, sendo o sexto em quantidade de óbitos. Segundo dados das autoridades sanitárias brasileiras, o país registrou 816 mortes nas últimas 24 horas. O Brasil também ultrapassou a Itália e a Espanha em número de contaminados e ocupa atualmente a quarta posição, com mais de 233.142 mil casos confirmados da doença.

Apesar do avanço vertiginoso do coronavírus no país, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, voltou a atacar no sábado (16), as medidas de confinamento. "O desemprego, a fome e a miséria será (sic) o futuro daqueles que apoiam a tirania do isolamento total", tuitou.

Até o momento, o presidente não definiu quem será o novo ministro da Saúde. Na sexta-feira (15), o oncologista Nelson Teich deixou o cargo, que assumiu durante apenas quatro semanas, após a demissão de Luiz Henrique Mandetta por divergências com Bolsonaro. O secretário executivo da pasta, o general Eduardo Pazuello, assumiu interinamente o comando do ministério.

Mais de 500 mil casos

No total, a América Latina contabiliza 501.563 casos confirmados do coronavírus. Depois do Brasil, em número de infectados, o Peru é o segundo país mais castigado da região, com 88.541 casos e 2.523 mortes.

Em terceiro lugar em quantidade de contaminados está o México, com 47.144 casos. Mas com um balanço de mortos de 5.045 óbitos, o país ocupa o segundo lugar da lista.

O Chile registra 41.428 infectados e 421 mortos. Ontem, uma "megaquarentena" foi imposta, após o forte aumento de casos e mortes nas últimas 24 horas. No Equador, são 32.723 casos de contágio e 2.688 óbitos.

Os outros países com maior número de casos são Colômbia, com 14.939 e 562 mortes, República Dominicana (11.739 e 424), Panamá (9.449 e 269) e Argentina (7.792 e 363). 

Em todo mundo, mais de 4,6 milhões de pessoas foram infectadas com o novo coronavírus, que apareceu na China no final de 2019. Destas, mais de 309.000 morreram da doença, e mais de 1,6 milhão se recuperaram.

Os Estados Unidos continuam sendo o país mais castigado pelo coronavírus no mundo. Nas últimas 24 horas, o país registrou 1.237 mortes, elevando o balanço de óbitos para 88.730. Os Estados Unidos contabilizam 1.466.682 contaminados.

(Com informações da AFP)

 RFI

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads