Trecho de obra que Jair Bolsonaro ‘inaugurou’ no Ceará estava 94% pronta antes de sua posse. Presidente tentou pegar carona na obra, mas o episódio repercutiu mal

Bolsonaro tenta se apropriar de obra do São Francisco e vira meme nas redes sociais
Bolsonaro tenta se apropriar de obra do São Francisco e vira meme nas redes sociais

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi a Juazeiro do Norte (CE) nesta sexta-feira (26) para inaugurar um trecho da obra do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco.

O ato de acionamento das comportas foi agendado para as 11h, com as presenças do presidente da República e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Segundo a propaganda governista, o Planalto define este ato como “o dia em que o governo vai levar água para o Ceará”. Os governadores do Ceará, Camilo Santana (PT), e de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), não participaram do evento.

A obra que Bolsonaro inaugurou começou a ser executada em 2007 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) e é parte do projeto de transposição do rio São Francisco.

A tentativa de se apropriar da obra repercutiu mal. Nas redes sociais, a hashtag #ObrigadoLula chegou ao topo dos assuntos mais comentados do Twitter.

Aliados do presidente chegaram a dizer que ele deu andamento à obra. No entanto, reportagem do UOL revelou que a obra estava 94% pronta antes da posse de Bolsonaro como presidente.

“Deixamos o Eixo Norte da transposição, onde o presidente esteve hoje, 94% pronto”, reconheceu Pádua Andrade, ex-ministro da Integração Nacional do governo Michel Temer.

O Eixo Norte é composto por três elevatórias. Espinha dorsal hídrica do Nordeste, que beneficia 12 milhões de pessoas de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, a transposição do rio São Francisco foi idealizada e iniciada na gestão Lula, com a maior parte das obras conduzidas nos governo petistas.

O Eixo Leste foi inaugurado em 2017, no governo Temer, cerca de um ano após o impeachment de Dilma. Menos de dez dias depois, a ex-presidente foi ao mesmo local acompanhada de Lula, em ato simbólico de inauguração que acusava Temer de tentar roubar os louros das gestões petistas.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, todo o projeto soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do país.

“Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas”, diz a pasta.

Imagens da inauguração da obra em 2017:








Pragmatismo Político

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads