Como a maior parte das doenças respiratórias se manifestam no segundo semestre, há possibilidade de que a subnotificação seja maior ainda.
Por Luis NassifO caminho são os números de óbitos do país. No Registro Civil, há duas planilhas. A primeira, com dados totais de 2019, a outra com dados de 2020 até 7 de julho, subdivididos por tipos de doença, locais do óbito, sexo e idade.
As contas que fiz foram as seguintes:
Inicialmente montei as colunas de 2019 e 2020 sem os dados de Covid-19 – que só aparecem em 2020.
Depois, calculei o percentual de cada tipo de doença.
Finalmente, apliquei os percentuais de 2019 nos dados de 2020. A diferença corresponderia à sub ou supernotificação.
Dado relevante é o da SVRAD (doenças respiratórias).
Em 2019 foram 1.470 casos, ou 0,13% dos óbitos. Em 2020, saltou para 9.487 casos, ou 1,69% do total sem Covid. Se fosse aplicado o mesmo percentual de 2019, seriam apenas 721 casos. A diferença, de 8.766 casos, pode ser considerada subnotificação, já que não há sinais de outro tipo de doença respiratória em crescimento.
Como a maior parte das doenças respiratórias se manifestam no segundo semestre, há possibilidade de que a subnotificação seja maior ainda.
Efetuando os mesmos cálculos, percebe-se um redução no percentual de pneumonia, de cerca de 14.651 casos, mas provavelmente atrelado à sazonalidade.
Em relação a insuficiência respiratória, a diferença é de 999 casos. E, nas causas indeterminadas, a diferença é de 1.164 casos.
GGN
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;