Fotos: Divulgação

LETRAMENTO MIDIÁTICO EM CENA
Por Eliara Santana*




Folha de S. Paulo, 2018 – Jair não pode ser nomeado, na redação, de candidato de extrema-direita

Folha de S. Paulo, 2020 – Boulos, candidato, não menciona R$ 579 reais em sua declaração ao TRE.

Jornal insinua que Boulos omite patrimônio. 579 REAIS não mencionados se tranformam em “patrimônio omitido” quando isso é conveniente.

A imprensa brasileira comercial – as grandes corporaçoes que dominam o que nós assistimos, ouvimos, lemos – tem um papel inegável nesse estado nefasto de coisas em que o Brasil está mergulhado, em que o presidente do país nega a compra de uma vacina que pode nos tirar dos horror da pandemia por causa de divergências “ideológicas” com o país fabricante (que aliás o fez em parceria com um renomado instituto brasileiro).

E esses dois momentos que relembro mostram claramente esse papel.

Mas, para além dessa constatação, quero tomar os elementos interessantes que há na construção da matéria 2, sobre Boulos. Lembrando que nada em discurso é aleatório, temos:

1- A manchete diz: “Confrontado, Boulos corrige patrimônio após omitir conta à Justiça Eleitoral; candidato diz ter R$ 579,53 no banco” – na linha abaixo “Candidato do PSOL, que exalta ter poucos bens, fez correção à Justiça; quase metade nas capitais também não declarou conta”.

A manchete já deixa claro que Boulos omitiu (ou seja, omissão é algo intencional, denota o desejo de ocultar algo) e que só corrigiu após ser “confrontado”.

E o bigode logo abaixo salienta que o candidato “exalta” ter poucos bens, no sentido de celebrar, tornar grandioso um fato.

O uso ficou até um pouco esquisito, mas vamos relevar porque interessa perceber que poderia ser dito que “o candidato que tem poucos bens”, o que já é comprovado – Boulos tem um patrimônio modesto.

Mas era preciso mexer um pouquinho pra dizer que talvez não seja bem assim.

E então, o que interessa mesmo é que a matéria sai na sequência da pesquisa Datafolha que mostra aquela tendência do candidato que estava em primeiro, Celso Russomano, ao derretimento – ele caiu 4 pontos e segue em tendência de queda.

Ao mesmo tempo, Boulos sobe de modo expressivo, Tatto também oscila um pouco e deixa de ser traço – ou seja, esquerda terá força para, quem sabe, ir a um segundo turno.

2 – No UOL, a manchete estampa: “Campanha de Covas torce para que Russomano não derreta após queda”. Por quê? Por que Covas teme um segundo turno com Boulos…

Portanto, as razões para especular sobre patrimônio omitido de Boulos, transformando simbolicamente 579 reais em valor significativo, estão aí ficando claras.

Os jogos de manipulação, ressignificação dos fatos, reconstrução da realidade se dão dessa forma pela imprensa.

Desonestidade do jornal?

Não colocaria apenas nesse âmbito. Afinal, a notícia foi dada, existiu – Boulos realmente não havia mencionado a tal conta.

Trata-se de jogo de poder. Disputa da cena política.

Mesmo que não revele ou que tente fingir imparcialidade, a imprensa corporativa brasileira tem lado. Sempre teve. E não é o lado das forças de esquerda.

*Eliara Santana é jornalista e doutora em Estudos Linguísticos pela PUC Minas/Capes

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads