Foto: Ricardo Stuckert



Por Agência PT



O ex-presidente Lula visitou nesta quarta-feira, 26, a empresa Uniforja, uma cooperativa de trabalhadores em Diadema, na região metropolitana de São Paulo. Hoje em dificuldades, a empresa chegou a ter mais de 700 trabalhadores durante os governos Lula. Atualmente, a empresa conta com 300 funcionários, que tiveram seus empregos garantidos durante a pandemia. Além dos diretores da empresa, participaram do evento o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Diadema, Wagner Firmino de Santana, e o prefeito de Diadema, José de Filippi.





Na visita, Lula falou de sua tristeza em ver a fábrica com menos de 300 trabalhadores hoje. “Uma das principais clientes dessa empresa, a Petrobras, parou de comprar daqui pra comprar de fora. Diz muito sobre um país que, ao invés de exportar, hoje compra gasolina e óleo diesel dos EUA”, destacou o ex-presidente.

Diante da situação da empresa, exemplo do que ocorre em todo o país, Lula advertiu que “o debate é sobre soberania”. Para ele, “a Petrobras é do Brasil e do povo brasileiro“. “Eu não sei o que vai acontecer, mas quero que vocês saibam: a única luta que a gente perde é aquela que a gente não faz. E eu vou ser um soldado dessa luta.”






“Eu venho nessa fábrica que estou hoje desde os anos 70”, disse Lula “A vantagem de ser velho é essa. A gente viu muita coisa. Eu vi os trabalhadores da Uniforja se unirem contra o fechamento e assumirem a fábrica com as próprias mãos. Resistiram. E transformaram ela em uma cooperativa”, relembrou.

Lula destacou o papel dos trabalhadores na construção da empresa, que tem mais de 20 anos de atividade. “Como cooperativa, essa fábrica foi pra frente graças aos esforços desses corajosos trabalhadores e ao suporte do BNDES, criado pra incentivar o desenvolvimento industrial do nosso país. E e eles pagaram esse empréstimo com trabalho digno. Chegaram a quase 700 trabalhadores”, afirmou.

“Vocês não imaginam como me fez bem estar aqui hoje”, disse Lula em sua sua fala aos trabalhadores, diretores da empresa e lideranças sindicais e municipais presentes. “Encontrar cada trabalhador, receber o carinho de cada um. Temos muito trabalho pela frente. O povo trabalhador vai fazer desse país uma grande nação”, reafirmou Lula.

institutolula.org 

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads