![]() |
O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em foto de 10 de março de 2021, em São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, Brasil. Miguel SCHINCARIOL AFP |
Texto por:RFI
5 min
O jornal francês La Croix desta quinta-feira (26) traz uma matéria sobre a foto divulgada pela namorada de Lula, Janja Lula Silva, no Twitter. Na imagem, que viralizou nas redes, o casal aparece abraçado sob o luar em uma praia do Ceará. Para o diário, o amor e a ternura são as armas políticas do candidato à presidência do PT em 2022.
"Por meio de uma foto que causou sensação nas redes sociais nesta semana, o ex-presidente brasileiro se apresenta viril, musculoso e jovial para enfrentar seu rival Jair Bolsonaro nas urnas do final de 2022", diz La Croix.
Em meio a discussões calorosas sobre se a foto divulgada pela namorada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é política ou não, o jornal francês afirma que sim. A correspondente do La Croix em São Paulo, Marie Naudascher, entrevistou um especialista que analisa o registro "para além da ternura".
“A semiótica desta imagem remete a um homem idoso, mas em grande forma, acompanhado por uma mulher mais jovem, enquanto as fotos de Bolsonaro mostram sempre um homem barrigudo e preguiçoso”, nota Paulo Ramirez, professor de Ciência Política da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo.
![]() |
Jornal La Croix, 26/08/2021. © Captura de tela La Croix |
Paz e amor
Em um momento em que o Brasil bate recordes de desemprego, pobreza e contaminação por Covid-19, "a política, pela primeira vez, provocou (um pouco de) sorrisos", diz o jornal.“Lula volta ao seu slogan de 'Lula paz e amor' dos anos 2000, e no contexto obscuro em que vivemos, ele está jovial, apaixonado e pronto para a luta política”, analisa Paulo Ramirez, em entrevista ao La Croix.
Amor e ternura são temas que podem fazer sorrir, analisa o jornal, completando que Lula quer se apresentar como candidato da conciliação, tanto em relação aos círculos financeiros quanto aos militares que se distanciaram do atual presidente.
“Bolsonaro é sempre impetuoso, ataca as instituições, insulta a imprensa. Em contrapartida, Lula está calmo e pronto para o diálogo, defensor da democracia”, diz Paulo Ramirez.
“É uma foto irreverente, publicada apenas nas redes sociais, compartilhada no WhatsApp e não nos documentos oficiais do PT, é muito boa para uma pré-campanha”, saúda Gustavo Vidigal, doutorando em ciência política e próximo do PT, em entrevista ao La Croix.
Musculatura como argumento político
O ex-funcionário do Ministério da Cultura do governo Lula lembra que as campanhas políticas são exaustivas em um país continental como o Brasil: “Viajamos dois meses pelo país, pegamos ônibus e avião no mesmo dia, então mostrar que está em boa forma é essencial".Por fim, La Croix esclarece que a foto foi tirada durante uma recente turnê política "em seu Nordeste natal" e quase não foi veiculada pela grande imprensa brasileira. “Nem foram publicados seus dez dias de caravana nos estados do Nordeste: Lula já está fazendo alianças políticas com os governadores e a imprensa mal fala nisso”, observa Gustavo Vidigal.
Depois de passar 580 dias na prisão por suspeita de corrupção, a musculatura de quem governou o Brasil de 2002 a 2010 é, portanto, um argumento bastante político, conclui La Croix. Inocentado e elegível novamente, Lula tem 40% das intenções de voto contra 24% de Jair Bolsonaro, segundo pesquisa publicada em meados de agosto.
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;