Por Miguel do Rosário
O Cafezinho

A nova pesquisa mensal da Futura Inteligência, em parceria com o banco de investimento Modal Mais, traz um cenário ainda fortemente polarizado entre Lula e Bolsonaro, e péssimas notícias para a terceira via.

Na espontânea, Lula e Bolsonaro agora empatam com 31%. Lula subiu 1 ponto, Bolsonaro cresceu 7 pontos, e Ciro oscilou meio ponto para baixo. Todos os outros tem 1% para baixo.

Os números são particularmente ruins para os alternativos porque o número de indecisos caiu de 25% para 19% e mesmo assim nenhum candidato desse campo apresentou qualquer melhora de desempenho.




Nos cenários estimulados, nota-se uma tendência similar à verificada na espontânea: uma melhora razoável de Bolsonaro, ligeira piora de Lula (dentro da margem de erro), declínio de Ciro e estagnação de outros candidatos em percentuais insignificantes.

No cenário reduzido da pesquisa estimulada, com apenas 4 candidatos, observa-se que Lula caiu de 42% para 38%, Bolsonaro subiu de 29% para 35%. A vantagem de Lula, que era de 11 pontos, caiu para apenas 3 pontos.

Ciro perdeu aproximadamente 3 pontos, saindo de 13 para 10 pontos.


Eduardo Leite ficou estacionado em 3 pontos.



Um fator que não deve ajudar muito a terceira via é que o grau de decisão dos entrevistados parece bastante consolidado. Entre aqueles que escolheram seu candidato ou optaram por branco ou nulo, 71% disseram que se trata de uma “decisão definitiva”, contra 28% que disseram que seu voto ainda “pode mudar”.



O cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro também mostrou recuperação de Bolsonaro. Em julho, Lula vencia por 51% a 33%, vantagem de 18 pontos. Hoje Lula ganharia de 47% X 39%, vantagem de 8 pontos.



Análise: o crescimento de Bolsonaro deixa mais distante a hipótese do presidente “não ir ao segundo turno”.

O esvaziamento de Ciro pode indicar algum ruído em sua estratégia.

O declínio de Lula sinaliza que o petista pode ter batido num teto, algo próximo de 40%. Isso lhe garante margem confortável, todavia, para chegar ao segundo turno, e entrar nessa etapa com base firme. A rejeição alta de Bolsonaro, por sua vez, em torno de 41%, facilita a vitória do petista do segundo turno. A rejeição a Lula está em 32%.

Outros candidatos tem rejeição baixa. O método usado na pesquisa pede que os entrevistados escolham apenas 1 candidato a ser rejeitado, por isso a concentração dos números nos dois principais.




Para baixar a íntegra da pesquisa, clique aqui. A pesquisa do mês anterior pode ser baixada aqui.

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.


Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads