Bolsonaro lidera entre moradores das regiões Sul e Norte. Lula sai na frente no Nordeste e Sudeste

Ciro Gomes tem 8%; Mandetta, 5%; Doria e Pacheco, 4% cada um; Datena tem 3% 


Poder360
Rafael Barbosa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida eleitoral para 2022 com 37% das intenções de voto no 1º turno, segundo pesquisa PoderData realizada de 2ª a 4ª feira desta semana (30.ago-1º.set.2021). O atual ocupante do Planalto, Jair Bolsonaro (sem partido), fica em 2º lugar, com 28%.

O ex-candidato à Presidência em 2018 Ciro Gomes (PDT) tem 8%; o ex-ministro Henrique Mandetta (DEM) recebe o voto de 5%; o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), têm 4% cada um; e o jornalista José Luiz Datena (PSL) fica com 3%.

Esta rodada foi a 1ª do PoderData a testar o nome de Pacheco. O 1º turno das eleições está marcado para 2 de outubro de 2022. Os cenários testados agora devem ser tomados como uma radiografia do momento.

Os resultados indicam leve sinal positivo para o Palácio do Planalto, mas podem ser relacionados à apresentação de mais 1 candidato aos entrevistados.

Esta pesquisa foi realizada no período de 30 de agosto a 1º de setembro de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. Foram 2.500 entrevistas em 472 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.


2º TURNO

Em uma possível disputa de 2º turno, Lula venceria Bolsonaro por 55% a 30% –maior vantagem já registrada pelo petista desde setembro de 2020, quando o PoderData começou a medir esse cenário.

Bolsonaro também perderia para Doria e ficaria empatado, na margem de erro, com Ciro e Datena. Já Lula ganharia dos 2 últimos. Leia os percentuais abaixo:

DESTAQUES DEMOGRÁFICOS 1º TURNO

O gráfico a seguir estratifica o voto de cada entrevistado no 1º turno das eleições presidenciais. O Poder360 destaca:

  • sexo – Lula tem 42% das intenções de voto entre homens. Diminuiu entre as mulheres, que declaram com mais frequência a intenção de votar em branco (13%) ou nulo (3%);
  • idade – Bolsonaro marca 34% entre os que têm de 25 a 44 anos; Lula vai a 43% nos que têm de 45 a 59 anos;
  • escolaridade – Bolsonaro e Lula empatam, com 36% cada um, entre os que cursaram ensino superior;
  • região – Bolsonaro tem 50% no Norte; Lula tem a mesma taxa no Nordeste.

PODERDATA

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

PODERDATACAST

Poder360 e o PoderData publicam sempre de 15 em 15 dias o PoderDataCast, voltado exclusivamente ao debate de pesquisas eleitorais e de opinião pública.

O último episódio, ainda com dados da rodada passada, foi ao ar em 25 de agosto. O convidado foram o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz, e André Tredinnick, juiz e membro da AJD (Associação Juízes para a Democracia). Assista (27min42s):

PESQUISAS MAIS FREQUENTES

PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.

poder360.com.br

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads