Reprodução/MoD Russia
Segundo o Kremlin, incêndio na planta nucelar foi um ato de provocação de nacionalistas ucranianos
 

Incêndio foi registrado durante operação; segundo o Kremlin, fogo foi um ato de provocação de nacionalistas ucranianos

Opera Mundi
5-6 minutos

As forças russas na Ucrânia tomaram nesta sexta-feira (04/03) o controle da maior usina nuclear da Europa, situada em Enerhodar, a 700 quilômetros a sudeste de Kiev.



A planta de Zaporizhzhia, que conta com seis reatores, sendo que cinco foram abertos ainda durante o período soviético, foi alvo de um ataque de artilharia na manhã desta sexta.

Um dos prédios da usina, um edifício usado para treinamento, pegou fogo durante a operação, mas o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Rafael Mariano Grossi, disse que não houve liberação de radiação dos reatores.

"Tivemos sorte, a integridade dos reatores foi mantida", acrescentou. Ao menos duas pessoas ficaram feridas no ataque, de acordo com a Aiea. Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, o incêndio em Zaporizhzhia foi ocasionado por nacionalistas ucranianos como um meio de provocação.

"O regime de Kiev tentou levar a cabo uma provocação monstruosa no território adjacente à central nuclear", disse o porta-voz da pasta, Igor Konashenkov.

Já o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que uma eventual explosão em Zaporizhzhia poderia representar o "fim da Ucrânia e da Europa".

"Queremos alertar o mundo para o fato de que nenhum país além da Rússia havia disparado contra centrais nucleares. É a primeira vez na nossa história e a primeira vez na história da humanidade. Esse Estado terrorista agora recorre ao terror nuclear", acusou.

Incluindo Zaporizhzhia, a Ucrânia conta com quatro usinas nucleares em operação, totalizando 15 reatores. Essas unidades são responsáveis por gerar cerca de metade da energia elétrica consumida pelo país.

*Com Ansa e RT

 

 operamundi.uol.com.br

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads