Robert Regan
 

Candidato conservador dos EUA faz declaração repugnante: “Tendo três filhas, digo a elas: ‘Se o estupro é inevitável, você deve apenas deitar e se divertir”. Uma das meninas chegou a pedir para que as pessoas não votem no seu pai


Redação Pragmatismo
3-4 minutos

Um candidato de direita à Câmara de Michigan fez declarações asquerosas sobre o estupro de mulheres que repercutiram nesta semana nos Estados Unidos. As informações são do NY Post.

“Tendo três filhas, digo a elas: ‘Se o estupro é inevitável, você deve apenas deitar e se divertir'”, afirmou Robert Regan, que é filiado ao Partido Republicanos e apoiador de Donald Trump.

A polêmica ocorreu em uma transmissão ao vivo no Facebook, domingo (6), quando Regan debatia os resultados da eleição presidencial de 2020 e da recente eleição para a Câmara estadual. A live foi promovida pela Rescue Michigan Coalition, um grupo conservador que defende a tese de fraude na contagem de votos contra o republicano.

O comentário de Regan provocou uma forte reação de uma das outras convidadas do programa, Amber Harris, que classificou a fala como “vergonhosa”. E o rebateu: “Tenho um conselho para dar às suas filhas: não façam isso”, disse Harris. “Elas devem lutar o tempo todo.”

O apresentador Adam de Angeli transpareceu ter dificuldades para conduzir a conversa após o repúdio por parte de Harris e apontou que o programa teria que ser encerrado às pressas. “Provavelmente não teremos muito mais tempo depois do que Robert disse”, comentou De Angeli.

Em entrevista à emissora XWYZ, o mediador do debate tentou minimizar a gravidade do discurso de Regan e afirmou que o republicano se enrolara com as palavras. Segundo ele, o que o republicano quis dizer foi que “contestar a eleição seria como dizer a suas filhas para se deitarem e curtirem o estupro”, comentou ele. “Não foi a melhor analogia.”

Depois que o vídeo da transmissão se tornou viral, muitos norte-americanos criticaram a fala de Regan e recordaram outros posicionamentos do político contra as mulheres. Eles trouxeram à tona novamente um post no Instagram de 2021, no qual Regan afirmou que o feminismo é um “programa judaico para degradar e subjugar homens brancos”.

Outro episódio que também ressurgiu para impulsionar a polêmica envolve as três filhas de Regan, que em 2020 pediram aos eleitores para não apoiarem a candidatura do pai para à Câmara estadual.

“Se você está em Michigan e tem mais de 18 anos, pelo amor de Deus, não vote no meu pai para deputado estadual. Diga a todos”, escreveu Stephanie Regan, em um post que teve forte reverberação na época.

Os comentários de Regan também atraíram críticas de republicanos e democratas, com o co-presidente do Partido Republicano de Michigan, Meshawn Maddock, chamando-os de “ofensivos e decepcionantes”.

pragmatismopolitico.com.br

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads