| Presidenciáveis nos estúdios da Globo (Foto: Reprodução/Twitter/Julia Duailibi) |
É comum haver essa corrida final nas eleições e é provável que isso definirá se a eleição será decidida no próximo domingo
Amigos e familiares perguntam minha opinião sobre o resultado das urnas no domingo.
Primeiro, acredito que o debate da Globo não mudou o quadro eleitoral porque nada de muito importante aconteceu ali, a não ser as acusações de sempre e os motivos para memes criativos.
Segundo, a Datafolha de ontem não apontou nada decisivo quanto à possibilidade de a eleição ser decidida no primeiro turno. Lula tem 50% dos votos válidos, o que significa que a corrida de última hora às urnas será.decisiva. Vale destacar que a pesquisa mais confiável é essa feita a poucos dias da eleição pois é esta pesquisa que servirá como base para os institutos de pesquisa dizerem depois que acertaram (ou não) o resultado. Ou seja, se existe alguma margem de manipulação na coleta de dados das pesquisas, essa margem é a menor possível na pesquisa feita na véspera do voto. É a credibilidade do instituto que está em jogo.
Terceiro. Entra aqui a corrida de última hora. Neste ano, ha o risco de um elemento novo e perverso para a democracia, que são as ameaças de grupos armados de irem às ruas para intimidar os eleitores. E também as ameaças de administradores públicos e donos de empresas de transportes de colocarem menos ônibus nas ruas e dificultar o acesso às zonas eleitorais por parte dos eleitores de baixa renda. Nesses casos das ameaças, a intenção seria a de prejudicar a candidatura Lula.
Ainda em relaçâo à corrida de última hora, entra em campo o voto envergonhado. E, neste caso, há vergonha tanto entre eleitores do Bolsonaro quanto do Lula. A questão é saber quanto desse voto envergonhado irá pra um ou outro candidato.
Por fim, há também a aposta no voto útil. Este se compõe daquele eleitor que quer acabar logo com esse pleito, daquele que quer votar no candidato que vai ganhar e o voto ideológico, que pode ser tanto da direita quanto da esquerda.
É comum haver essa corrida final nas eleições e é provável que isso definirá se a eleição será decidida no primeiro turno. Com 50% de votos válidos para Lula, segundo a Datafolha, a decisão sobre primeiro ou segundo turno está por um triz.
Mario Rocha
Jornalista com passagem por várias redações da imprensa, entre elas Folha de S. Paulo, Agência Estado, Agência Reuters e Valor Econômico.
Jornalista com passagem por várias redações da imprensa, entre elas Folha de S. Paulo, Agência Estado, Agência Reuters e Valor Econômico.

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;