Combustível será enviado como ajuda humanitária segundo embaixadores de Moscou em Havana; voos especiais garantirão retorno de turistas russos

Embaixada da Rússia em Havana
Nick De Marco / Wikimedia Commons
A Rússia irá avançar no envio de petróleo e derivados para aliviar a emergência energética enfrentada por Cuba, após o bloqueio imposto pelos Estados Unidos aos países que venderem o combustível à ilha. A informação é do jornal russo Izvestia, que ouviu diplomatas da Embaixada russa em Havana.
“Em um futuro próximo, está planejado fornecer petróleo e derivados do petróleo da Rússia para Cuba como ajuda humanitária”, disseram os embaixadores de Moscou no país caribenho.
A decisão ocorre em meio às dificuldades energéticas da ilha e aos riscos de esgotamento de suas reservas que já causam apagões de energia, dificuldades de transporte e outras ameaças ao povo cubano.
A sinalização reforça o apoio de Moscou à ilha ante a pressão dos Estados Unidos, já condenada por diversos países, como China e México, pelas Nações Unidas e por várias personalidades.
A disposição russa havia sido anunciada anteriormente pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. “Cuba está longe, infelizmente para nós, não é fácil chegar lá, mas, mesmo assim, discutiremos com os cubanos possíveis formas de oferecer ajuda”, afirmou Peskov.
Turistas russos
O último envio de grande porte da Rússia ao país ocorreu em fevereiro de 2025, quando aproximadamente 100 mil toneladas foram despachadas a partir de um crédito estatal aprovado pelo Kremlin.
À época, aponta Izvestia, as estimativas indicavam que o volume correspondia a cerca de 733 mil barris, número relevante para um país que vinha importando, em média, 37 mil barris por dia.
A Embaixada russa também informou que mantém contato com a Aeroflot e autoridades aeronáuticas cubanas para assegurar o retorno de cidadãos russos a Moscou.
A companhia prometeu organizar voos especiais partindo de Varadero e Havana, diante do risco de interrupções caso o combustível para aviação se torne indisponível.
Publicado originalmente por: Opera Mundi
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;