do blog lado b
O Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), publicou em 29 de julho de 2010, a Recomendação nº 7, “aconselhando aos governos de Minas Gerais, Paraná e Rondônia a instalação de Conselhos de Cultura em seus estados”, sob pena de ficarem sem os recursos federais destinados à área. Estados estes únicos sem Conselhos no país.O presidente da Comissão de Educação e Cultura, o deputado Angelo Vanhoni (PT), em agosto de 2010 enviou um oficio ao Governador Orlando Pessuti solicitando que o mesmo assinasse em caráter de urgência um ACORDO DE COOPERAÇÃO FEDERATIVA entre o Governo do Paraná e o Ministério da Cultura com validade até dezembro de 2011. Por este acordo o Governo do Estado fica comprometido a implementar, regulamentar ou reativar o Conselho Estadual de Cultura e o Fundo Estadual de Cultura, adequando-se às regras do Sistema Nacional de Cultura (SNC) para receber verbas federais, e tendo até o final do próximo ano para regulamentar o Conselho e o Fundo.
Feito este pedido, também os artistas que nos últimos 8 anos solicitaram à Secretaria Estadual de Cultura e ao então Governador Roberto Requião a instalação do Conselho Estadual de Cultura, fizeram mais uma tentativa. Organizaram no dia 16/09 um cortejo cultural pelas ruas de Curitiba chegando até a Secretaria de Cultura em protesto por ser o Paraná um dos estados a não ter o Conselho Estadual de Cultura. Para quem não sabe, entre os objetivos dos conselhos estão a garantia da democratização da cultura e também da transparência nas definições sobre as políticas culturais. Neste dia do cortejo, porém, os artistas não foram recebidos pela Secretária de Cultura, e em meio ao som do maracatu, protocolaram um oficio com a reivindicação.
Mas, antes tarde do que nunca, enfim quase o final feliz: Após a entrega das propostas para área cultural ao candidato Osmar Dias, pelo comitê de cultura que o apóia, o candidato de imediato solicitou ao Governador Orlando Pessuti que resolvesse a pendenga do Conselho. Nesta semana, Pessuti encaminhou à Assembléia Legislativa do Paraná o anteprojeto de lei para criação do Conselho Estadual da Cultura. Com a votação e aprovação pelos deputados, encerra-se a conversa com um final feliz.
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;