O ataque a blogs e blogueiros, que está marcando essa campanha, já vem de delineando há alguns anos.
O candidato tucano quando citou “Blogs Sujos” na semana que se realizaria o I Encontro de Blogueiros Progressistas não o fez a toa. Ele já sabia que as reações dos blogs às baixarias da mídia e o alcance que estes estavam tendo com o aumento – apesar de tímido – da inclusão digital, poderia gerar uma mobilização contrária aos seus planos com a mídia.
O plano já é batido, mas vinha funcionando. Era o de levantar a bola – com manchetes alarmantes, escândalos, etc – para os membros da campanha demotucana cabecearem pro gol repercutindo as “denúncias”. A diferença é que antes não havia árbitro. Era um jogo com um time fazendo gol impedido, entrando com as travas da chuteira e, além disso, induzindo a torcida a ter compaixão por eles.

Quando os blogs começaram a fazer uma contraposição à velha imprensa comprometida com alas conservadoras da sociedade começaram os ataques.
A primeira campanha de desqualificação veio do Estadão. Estampada em suas páginas, as peças publicitárias questionavam a fidedignidade das informações postadas por blogueiros. Desqualificando jornalistas que se utilizam da blogosfera para exercer sua atividade ou estendê-la após o trabalho e outros atores que, muitas vezes, utilizam seu tempo vago para contribuir com o processo democrático local ou nacional.
Nem precisa dizer que essa investida foi frustrada, gerando manifestações por parte de blogueiros e usuários da internet.
Mais tarde este e outros jornais passaram a ceder um espaço no site para blogs de jornalistas “de verdade”. Ué!! Blog não era primarismo, amadorismo, macaquismo??

Sim, era! Mas os jornalistas deles são jornalistas com “j” maiúsculo. Possuem fontes confiáveis, falam com propriedade do que sabem e não sabem, mas o mais importante: Tem o poder!! A liberdade de imprensa é deles e ninguém tira.
Estes atributos são abstratos demais! Como poderiam se destacar desses blogueiros que outrora poderiam ser até um macaco condicionado? Como ter mais leitores do que um grupo grande, mas desqualificado e sem propriedade para falar até sobre o que sabe?
Simples!! Já que o candidato que eles escolheram citou uma tal “República Sindicalista”, ponham ele para adjetivar esses blogueiros!
O “jênio”, como escreve PHA, logo deve ter pensado: Encontro de blogueiros + Encontro no sujinho + progressistas.
Bingo!
Blogs Sujos que ganham dinheiro do governo! Magnânimo, primeira página dos jornais da velha mídia, destaque no JN, Jornal da Globo e, de quebra, mobilização do MPE contra um blog “sujo” que Serra, como sempre, irresponsavelmente saiu falando a torto e a direito.
Até agora não deu nome aos tais blogs sujos, até agora só fez o que é característo: troca de figurinha entre a campanha e a velha mídia. A levantada de bola e o cabeceio nem sempre segue uma ordem, neste caso ela se inverte e começam a aparecer os tais “Blogueiros Limpinhos” a espalhar todas as sandices ditas, inclusive a falácia sobre a verba do governo federal.
Serra deve ter esquecido o que é militância, é o que eu escrevi lá em cima pra classificar os blogueiros originários, sujos, seja lá como queiram chamar. Estes blogueiros não são cooptados, escalados ou apenas pagos para blindar governo ou atacar com baixarias candidaturas adversárias. Esse tipo de atitude e métodos, na verdade, partem de campanhas que se dizem limpinhas, cheirosas, etc.
A única coisa que consigo vislumbrar nessa campanha é um candidato afundando e, junto a ele, uma dezena de jornalistas que investiram pesado nessa cruzada de baixarias e ataques.
Venezuelização? Só se for por parte da velha mídia que, infelizmente, parece não querer parar tão cedo nessa escalada fundamentalista!
O candidato tucano quando citou “Blogs Sujos” na semana que se realizaria o I Encontro de Blogueiros Progressistas não o fez a toa. Ele já sabia que as reações dos blogs às baixarias da mídia e o alcance que estes estavam tendo com o aumento – apesar de tímido – da inclusão digital, poderia gerar uma mobilização contrária aos seus planos com a mídia.
O plano já é batido, mas vinha funcionando. Era o de levantar a bola – com manchetes alarmantes, escândalos, etc – para os membros da campanha demotucana cabecearem pro gol repercutindo as “denúncias”. A diferença é que antes não havia árbitro. Era um jogo com um time fazendo gol impedido, entrando com as travas da chuteira e, além disso, induzindo a torcida a ter compaixão por eles.
Quando os blogs começaram a fazer uma contraposição à velha imprensa comprometida com alas conservadoras da sociedade começaram os ataques.
A primeira campanha de desqualificação veio do Estadão. Estampada em suas páginas, as peças publicitárias questionavam a fidedignidade das informações postadas por blogueiros. Desqualificando jornalistas que se utilizam da blogosfera para exercer sua atividade ou estendê-la após o trabalho e outros atores que, muitas vezes, utilizam seu tempo vago para contribuir com o processo democrático local ou nacional.
Nem precisa dizer que essa investida foi frustrada, gerando manifestações por parte de blogueiros e usuários da internet.
Mais tarde este e outros jornais passaram a ceder um espaço no site para blogs de jornalistas “de verdade”. Ué!! Blog não era primarismo, amadorismo, macaquismo??
Sim, era! Mas os jornalistas deles são jornalistas com “j” maiúsculo. Possuem fontes confiáveis, falam com propriedade do que sabem e não sabem, mas o mais importante: Tem o poder!! A liberdade de imprensa é deles e ninguém tira.
Estes atributos são abstratos demais! Como poderiam se destacar desses blogueiros que outrora poderiam ser até um macaco condicionado? Como ter mais leitores do que um grupo grande, mas desqualificado e sem propriedade para falar até sobre o que sabe?
Simples!! Já que o candidato que eles escolheram citou uma tal “República Sindicalista”, ponham ele para adjetivar esses blogueiros!
O “jênio”, como escreve PHA, logo deve ter pensado: Encontro de blogueiros + Encontro no sujinho + progressistas.
Bingo!
Blogs Sujos que ganham dinheiro do governo! Magnânimo, primeira página dos jornais da velha mídia, destaque no JN, Jornal da Globo e, de quebra, mobilização do MPE contra um blog “sujo” que Serra, como sempre, irresponsavelmente saiu falando a torto e a direito.
Até agora não deu nome aos tais blogs sujos, até agora só fez o que é característo: troca de figurinha entre a campanha e a velha mídia. A levantada de bola e o cabeceio nem sempre segue uma ordem, neste caso ela se inverte e começam a aparecer os tais “Blogueiros Limpinhos” a espalhar todas as sandices ditas, inclusive a falácia sobre a verba do governo federal.
Serra deve ter esquecido o que é militância, é o que eu escrevi lá em cima pra classificar os blogueiros originários, sujos, seja lá como queiram chamar. Estes blogueiros não são cooptados, escalados ou apenas pagos para blindar governo ou atacar com baixarias candidaturas adversárias. Esse tipo de atitude e métodos, na verdade, partem de campanhas que se dizem limpinhas, cheirosas, etc.
A única coisa que consigo vislumbrar nessa campanha é um candidato afundando e, junto a ele, uma dezena de jornalistas que investiram pesado nessa cruzada de baixarias e ataques.
Venezuelização? Só se for por parte da velha mídia que, infelizmente, parece não querer parar tão cedo nessa escalada fundamentalista!
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;