do CONVERSA AFIADA


São Paulo é de todos

O Conversa Afiada publica post do blog da Cidadania:

Paulistas em solidariedade ao Norte e ao Nordeste

Desde o início da semana que não conseguia me desligar do caso envolvendo a estudante de Direito Mayara Petruso, que iniciou uma onda de manifestações racistas nas redes sociais e que está sendo processada em várias instâncias. Na quinta-feira, vieram à baila notícias sobre movimentos de jovens paulistas que pretendem barbaridades separatistas, no limite.

Alguma coisa continuava me incomodando e o assunto não me saía da mente. No último dia útil da semana, finalmente entendi o que me incomodava. Era a imagem dos paulistas diante do resto do Brasil. Poder-se-ia culpar os povos do Norte e do Nordeste se começassem a enxergar o povo de São Paulo como hostil e preconceituoso?

Ora, os paulistas temos o dever de nos manifestar não só em solidariedade aos nordestinos e nortistas, mas também para afirmarmos que essa não é a crença deste povo, sobretudo dos filhos mais antigos deste Estado, mas de uma minoria ignorante que por ser bem aquinhoada pensa que tudo pode.

Fiquei pensando em um belo e solene ato público para manifestar esses valores. Não seria um protesto, mas um ato de amizade, fraternidade e solidariedade, que mostrasse quanta gente boa há em São Paulo e em todos os estratos sociais. Gente de todas as idades, de todas as etnias.

Não está escrito em nossas testas, dos paulistas, quem é quem. Temos que enterrar essa afronta aos povos do Norte e do Nordeste, esse dano terrível à imagem dos paulistas.

Penso em faixas exaltando o espírito acolhedor de São Paulo, que a tantos recebeu e continua recebendo. Em discursos de solidariedade – e não de recriminação. Seria uma oportunidade para mostrar que se uma parte da sociedade paulista está doente, é só uma parte. E que muitas vezes essa parte simplesmente não sabe o que faz, pois está sendo enganada.

Nem que fosse um ato de 50, 100, 150 pessoas, sei lá… Poderíamos escolher um local simbólico como a avenida Paulista, talvez o Masp. Exaltaríamos um Brasil que é de todos, de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Um país em que delírios separatistas ou de segregação agonizam a cada dia, sendo as manifestações recentes meros espasmos dos moribundos.

Quem iria comigo? Você iria? Usaria algumas horas de sua vida em prol de seus congêneres paulistas, para que não fiquemos estigmatizados por um ato de loucura de alguns jovens criados por pais que não lhes transmitiram valores? Se um bom número topar aqui, quem sabe ganhemos adesão pela internet.

Aguardo as vossas manifestações.


Segue também texto do blog Limpinho & Cheiroso:

MOVIMENTO “VIXE! SOU PAULISTA, MAS NÃO SOU IDIOTA. SÃO PAULO PARA TODOS.”


Caros (as) amigos (as),

O Blog Limpinho & Cheiroso, depois de publicar alguns posts relatando as mensagens eletrônicas racistas, xenófobas, preconceituosas e carregadas de ódio que invadiram a internet durante as eleições presidenciais e, principalmente, após a vitória de Dilma Rousseff, recebeu vários comentários de internautas indignados com o fato e outros que combateram o preconceito com preconceito.

Como paulistano, o Limpinho concorda que certa parcela da sociedade paulista se acha dona do Brasil e se sente no direito de ditar regras para todos os brasileiros. Porém, nem todos os paulistas são idiotas como algumas pessoas do restante do Brasil acham. Aqui tem gente legal também!

Por sugestão do internauta Paulo Cesar do Lago, autor do texto do manifesto, o Limpinho encampou o manifesto “Vixe! Sou paulista, mas não sou idiota. São Paulo para todos”, um movimento suprapartidário para retomar a harmonia entre os brasileiros para fazer o País continuar mudando.

Quem tiver interesse quiser conhecer o manifesto e assiná-lo, clique no link abaixo. Se concordar, divulgue e passe pros seus amigos não-idiotas.

http://limpinhocheiroso.blogspot.com/2010/11/movimento-vixe-sou-paulista-mas-nao-sou.html

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads