Luiz Lara: "Afinal, sem toda essa liberdade comercial, como manter meu haras e minha casa de frente pro mar?!"
do DESCULPE A NOSSA FALHA
Eu JURO que é isso mesmo. Em artigo gigante hoje a Folha abre sua página 3 para o publicitário Luiz Lara soltar o verbo. Luiz, além de milionário sócio da agência Lew Lara, é presidente da tal ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade). Pra quem tiver afim, aqui a íntegra do artigo. Mas ele é longo, chato e nonsense, não recomendamos perder tempo lendo. Pra facilitar, reproduzimos alguns highlights (expressão em homenagem a esse povo da publicidade, que curte um anglicismo):


“A propaganda afirma cada vez mais sua condição de componente vital para exercício da imprensa livre e democrática”. Sem dúvida é essa a real intenção deles quando querem te convencer a trocar de carro, emagrecer, usar um desodorante vagabundo ou beber mais cerveja.

“A publicidade brasileira tem um profundo compromisso com a verdade”. Sem comentários, um processo já tá bom.

“A publicidade trabalha consciente de que não há julgamento mais rigoroso do que aquele exercido com liberdade pelo consumidor”. O hipermercado que compra 5 inserções diárias no Jornal Nacional tem o mesmo poder de convencimento do mercadinho da esquina, e o consumidor é “livre” para escolher qual dos dois acha melhor, óbvio…

“São diversas as ameaças à liberdade de expressão comercial, que é, em nossa visão, irmã siamesa da liberdade de expresão editorial”. Realmente é um absurdo esse povo que é contra as propagandas de bebidas alcóolicas, o estímulo ao consumo infantil e que se importa com a degradação da mulher e a ausência de negros na propaganda nacional. Quero ter o direito de usar o recurso que for pra te obrigar a comprar qualqer porcaria. Isso é liberdade!

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