Um elefante-asiático surpreendeu os cientistas com sua habilidade de pronunciar palavras, em coreano.
Pesquisadores da Universidade de Viena contam que o mamífero chamado Koshikque viveu no zoológico da cidade de Yongin, na Coreia do Sul, aprendeu a imitar sons humanos e é capaz de falar cinco palavras.
De acordo com um estudo, o elefante posiciona a ponta da tromba na boca e transforma o seu bramido em uma imitação convincente de fonemas humanos.
Pesquisadores da Universidade de Viena mapearam cinco palavras pronunciadas pelo elefante.
O elefante entra agora para o seleto grupo de espécies capazes de imitar sons humanos, como papagaios, leões marinhos e baleias belugas.
Pesquisa
O trabalho, coordenado por Angela Stoeger, da Universidade de Viena, começou com gravações das habilidades vocais de Koshik.
"Nós perguntamos a coreanos nativos, que não conheciam o elefante, para escrever o que eles entendiam, quando escutavam gravações sobre os sons de Koshik", conta ela.
Os resultados foram um alto índice de compreensão do que foi "dito" por ele.
O estudo listou cinco palavras, em coreano, pronunciadas pelo mamífero: "annyeong" (olá); "anja" (senta); "aniya" (não); "nuwo" (deita) e "choah" (bom).
O elefante-asiático Koshik coloca a ponta da tromba na boca para imitar sons humanos (Foto: A Stoeger).
Comunicação para criar laços
Geralmente, um elefante produz sons mais profundos, em uma frequência tão baixa, que não pode ser ouvida pelos humanos, mas estes sons podem ser transmitidos por quilômetros de distância.
No entanto, os pesquisadores acreditam que Koshik não compreende as palavras que pronuncia, na verdade, a tagarelice do elefante seria uma forma de criar laços com os humanos.
Entre as idades de 5 e 12 anos, Koshik esteve no zoológico de Everland, na cidade sul-coreana de Yongin, e os pesquisadores acreditam que o período foi crucial para o desenvolvimento vocal dele.
Cientistas acreditam que o caso pode ajudar a entender o desenvolvimento da capacidade de falar dos humanos.

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;