DW.DE


Marinha italiana resgata 11 corpos de somalianos e 70 sobreviventes. Nos nove primeiros meses deste ano, cerca de 8 mil imigrantes ilegais – em sua maioria, africanos – conseguiram chegar à Itália.

A guarda costeira da Itália recuperou os corpos de 11 somalianos no Mar Mediterrâneo, a cerca de 58 quilômetros da costa da Líbia. De acordo com informações da agência de notícias italiana Ansa, divulgadas neste domingo (04/11), a balsa motorizada em que as vítimas se encontravam sofreu um acidente e afundou antes de chegar a Itália, seu destino final.

Os sobreviventes – 62 homens e oito mulheres, uma delas grávida – foram resgatados e transferidos para um navio da marinha italiana para receber cuidados médicos e foram levados, posteriormente, para a ilha italiana de Lampedusa. Muitos sofriam de hipotermia.

As autoridades italianas atuaram depois de receber um pedido de ajuda feito por um telefone via satélite e alertaram as autoridades da Líbia e de Malta. Mais tarde, o navio com os imigrantes teria sido descoberto por um avião maltês.

Milhares de pessoas vêm perdendo a vida tentando realizar, ilegalmente e em barcos super lotados, a travessia do norte da África ao sul da Europa. Em setembro, um navio que transportava mais de 100 imigrantes tunisianos afundou nas proximidades de Lampedusa e 56 deles foram resgatados com vida.

Nos primeiros nove meses deste ano, mais de 8 mil imigrantes clandestinos desembarcaram nas praias da costa italiana. Segundo a ministra italiana do Interior, Maria Cacellieri, a cooperação com os governos da Tunísia e da Líbia levou à redução do número de imigrantes ilegais tentando chegar à Itália desde o início da Primavera Árabe, no início de 2011.

MSB/lusa/rtr/afp

Revisão: Fernando Caulyt

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads