Fernando Brito




Foram registradas, até agora, 145 pesquisas eleitorais para Presidente.

E três centenas de pesquisa para Governador.

Misteriosamente, no Estado de São Paulo, o maior da Federação, com 30% dos eleitores, foram só sete pedidos.

Apenas dois com abrangência estadual, o resto restrito a certos municípios.

Uma, já encerrada e não divulgada, paga pelo DEM, que não tem candidato a governador ou a presidente.

Outra, registrada ontem, pelo Datafolha, segmentou a pesquisa nacional do instituto para ter dados de São Paulo.

Curioso, não é, tão pouco interesse por um Estado “tão pequenininho”, não é?

Mas há algo de interessante nos documentos da pesquisa depositados no TSE.

O Datafolha ”paulistizou” sua pesquisa nacional.

Serão 2.030 entrevistas em São Paulo.

E 4340 no total nacional.

O Datafolha não encaminhou, ainda, o plano amostral ao TSE, ficando de fazê-lo em 24 horas, diz o pedido. “conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.400/2013″.

Não é, portanto, possível afirmar que todo o “lote” de entrevistas de São Paulo será aproveitado, ponderadamente, ou se serão usadas apenas “cotas” amostrais conforme a cidade.

Mas o “espírito da coisa” é um só.

A pesquisa é daquele tipo “quero saber sobre todas as coisas do Universo”, inclusive o time pelo qual o entrevistado torce, o que acha do “Felipão” e se o distinto cidadão vai torcer pelo Brasil, pela Argentina, pela Espanha e, talvez, pela Croácia.

Até aí, nada mais que as “folhices” costumeiras.

Mas eu tenho de bater palmas para a criatividade do Datafolha.

Para amenizar o impacto dos dados que o próprio instituto divulga hoje, sobre os efeitos da falta d’água em São Paulo, o instituto vai perguntar em todo o país, se alguma vez faltou, além da água, luz na residência do pobre do entrevistado no último mês.

Ai, Jisus!

É o famoso “o que é que tem o …com as…”

“Só” 35% dos paulistanos se queixam de falta d’água, mas energia elétrica já faltou para 65% dos brasileiros em maio”, que tal?

O Datafolha é comevente, não é?

PS. A pesquisa tem um dado interessante, que o Datafolha lembrou de voltar a perguntar: o apoio de Fernando Henrique dá ou tira votos? Do jeito que a mídia anda, é capaz de aninstiar até o “príncipe”




Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads