Após a derrubada do avião malaio perto da fronteira entre a Ucrânia e a Rússia há uma semana, o ambiente internacional lembra o da Guerra Fria. Tal é a opinião do professor Fabiano Mielniczuk, cronista convidado da Voz da Rússia.


foto: REUTERS/FRANCOIS LENOIR

Foi derrubada mesmo, comenta o professor, e “todos sabem que foi derrubada”. Só que poucos conhecem os autores do atentado. Logo depois da aparição das primeiras informações sobre a queda do avião, e ao longo da semana, surgiam acusações mútuas e cruzadas. O governo ucraniano acusou pronto os milicianos, os milicianos acusaram a Ucrânia. A Rússia também acusou a Ucrânia, apresentando fatos como imagens de satélite.

No entanto, os EUA demonstram apoio incondicional à Ucrânia. O professor Fabiano faz lembrar que uma das primeiras entrevistas que o presidente ucraniano Piotr Poroshenko concedeu à mídia internacional após a tragédia foi à CNN, tendo afirmado naquele depoimento que os “rebeldes” do Leste ucraniano haviam contado com forte apoio russo.

A União Europeia apresenta “clássica divisão”: o Reino Unido apoia incondicionalmente os EUA, e outros países, como a França, a Alemanha, a Itália –especialmente aqueles cuja economia depende do gás russo – não se posicionam muito firmemente.

Geralmente, o quadro que se vê hoje é uma guerra ideológica, afirma o professor Fabiano. Desde novembro de 2013, quando a crise na Ucrânia começou, o mundo ocidental fomenta a visão da “postura expansionista” da Rússia. E isso, na opinião do cronista, lembra o discurso macartista dos anos 1970.

Não é só o governo, mas também a mídia ocidental que fomenta o “absurdo”. Até surgiam reportagens nos EUA em que se afirmava que a mídia russa “instruía” os russos que não houve nenhum voo MH17 e que o governo estadunidense tinha colocado neste avião os corpos e pertences das vítimas do outro avião da Malaysia Airlines desaparecido em 8 de março. É este o mau serviço que a CNN presta aos cidadãos dos EUA, afirma o cronista. Teorias de conspiração sempre surgem, mas não se deve manipular os fatos.

Há uma coisa clara que se deve fazer: buscar o bom senso e entender o que aconteceu de fato.


Voz da Rússia

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads