David Zylbersztajn e seu sogro, o ex-presidente FHC

A “Foreing Policy” publicou matéria em 2010 com o título ”PSDB teria vendido a Petrobrás”. Questionando o novo marco regulatório do pré-sal, principalmente no que diz respeito à participação do Estado na Petrobrás. Citando os dois possíveis candidatos mais em evidência, a revista afirmou na época que se o governador José Serra vencesse as eleições presidenciais de 2010, ele tentaria reverter o marco.

Já se a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sair vencedora, as empresas internacionais terão de recorrer à Justiça.

Segundo Gabrielli, presidente da estatal na época, se o resultado das eleições tivesse sido outro, com a vitória de José Serra em 2002 ou de Geraldo Alckmin em 2006 e 2010, a Petrobrás teria tomado outro rumo.

“Partes da empresa poderiam ter sido privatizadas.”Presidente da estatal diz que o PT salvou a estatal de ter partes vendidas, caso os tucanos vencessem a eleições
Segundo levantamento da equipe de reportagem do i9, a Petrobras já foi vendida em 2002, no final do governo FHC. Acompanhe:




Segundo o que foi apurado as empresas relacionadas abaixo, já tem o direito de Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás Natural e Venda de Ativos Relacionados no contrato - E&P-CORP N 001/2002, governo comandado na época pelo PSDB. O que chama a atenção é a empresa DZ NEGÓCIOS COM ENERGIA S.A. de David Zylbersztajn - genro do presidente FHC :

SCHAHIM ENGENHARIA LTDA.

COMPANIA ESPANOLA DE PETROLEOS - CEPSA

NORSERGE - NORTE SERVIÇOS GERAIS LTDA.

GDK ENGENHARIA S.A.

TERRA PETROLEUM LTDA.

DZ NEGÓCIOS COM ENERGIA S.A.

MEDANITO S.A

SOTEP - SOCIEDADE TECNICA DE PERFURAÇÃO S.A STARFISH OIL & GAS S.A.

GASINDUR, S.L.

POTIOLEO LTDA

PETRORECONCAVO S.A.

MARÍTIMA PETROLEO E ENGENHARIA LTDA.

PETROSYNERGY LTDA.

OKER EMPREENDIMENTOS PART. E SERV. LTDA.

CARCARA PETROLEO S.A

LAM EQUIPAMENTOS E PEÇAS S.A.

COMPANHIA PARANAENSE DE GÁS - COMPAGAS

SAMSON DO BRASIL LTDA.

ESTRELLA ENERGY LTDA

CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO CAMARGO CORRÊA S.A. TECPETROL DO BRASIL LTDA.

QUEIROZ GALVÃO PERFURAÇÕES S.A.

EL PASO PETROLEO DO BRASIL LTDA.

GROWTH OIL & GAS, INC.

Das 23 empresas do consórcio de exploração de ativos ou seja pré-sal, 5 são citadas ou investigadas na Operação Lava Jato, são elas: SCHAHIM ENGENHARIA LTDA, DZ NEGÓCIOS COM ENERGIA S.A., CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO CAMARGO CORRÊA S.A. TECPETROL DO BRASIL LTDA, QUEIROZ GALVÃO PERFURAÇÕES S.A., EL PASO PETROLEO DO BRASIL LTDA.
Genro de FHC
Atualmente o Prof. e Dr. David Zylbersztajn integra o Conselho Estadual de Política Energética — CEPE do Governo Alckimin (PSDB) juntamente com outro investigado e condenado. O professor Ildo Sauer, ex-diretor da área de Gás da Petrobras exonerado no governo Lula em setembro de 2007. Sauer foi diretor da Petrobras, ainda no governo do sogro de Zylbersztajn, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ildo foi condenado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) a devolver uma montanha de dinheiro no caso da compra da Refinaria de Pasadena.

A condenação bilionária fixada pelo TCU determina a devolução de US$ 792,3 milhões — a estratosférica cifra de R$ 1.757.448.000,00 bilhão — aos cofres da estatal.

Todos os condenados pelo TCU tiveram seus bens declarados indisponíveis, mas podem recorrer da decisão do Tribunal, que é um órgão de assessoria ao Congresso Nacional que apura, tecnicamente, irregularidades em contratos que envolvem recursos da União.



AGORA CAROS LEITORES E ELEITORES, VOCÊS ENTENDERAM, O PORQUE DO PSDB TER TANTO INTERESSE EM TIRAR A PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF OU, O PT DO PODER?
Fabiano Portilho
No i9


Contexto Livre

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads